Barquinho Enfeitiçado

11:31

Abandonei o barquinho de papel em águas recém-conhecidas. O barco nem levou tripulantes para que pudesse navegar sem necessidade de voltar, e continuou a navegar, por ali, onde eu conseguia vê-lo. Deixei-o conhecer novos habitantes, novos sentimentos que naquele mar residiam. Não o deixei encontrar terra para que o mar fosse a sua única necessidade, o seu ponto de partida e chegada. Mas o que é certo é que ele atracou, deixou de navegar, deixou de conhecer. Parou. E um dia deixei de o ver. Como uma criança perdida, parei à berma daquele mar azul. E restava, apenas, a vontade de sentir num corpo confuso de preces penosas de um amor fugido. Pois esse barco, esse amor, fugira-me para viver. E agora que naufragara naqueles olhos, só me arrependo de não ter tido coragem de lhe pedir para voltar, de lhe pedir que não atracasse, que nem fosse sequer! Pois estava demasiado enfeitiçado com os seus olhos de mar que ainda não estava preparado para navegar...




You Might Also Like

24 comentários

  1. E é sempre assim: quem prende o 'barquinho' também fica preso, a outra ponta da corda. Viver é 'navegar por mares nunca antes navegados'.

    Adorei!
    Abração,
    Rodrigo Davel

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto... Quem sabe se a maré não o trás de volta...
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, excelente texto....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Adoro a tua escrita, que lindo. E quem sabe esse barquinho não regresse, com essa necessidade. :)

    ResponderEliminar
  5. A veces construimos ilusiones que se quedan varadas, naufragas y huérfanas de quien les dio la vida.
    Las buscamos como si fueran niños pequeños que se han perdido y no logramos ver su estela, porque han llegado a un puerto que no estaba previsto en nuestra brújula.
    Muy buena la Entrada, como siempre, Paulo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. E se vai mais uma vez o amor passeando pela vida tão elegante e lindo, mas com sua tristeza de fim ou possível fim sobre ele. Me lembrei de uma trecho integrado em uma música que não sei de quem é "Navegar é preciso, viver não é preciso" e navegamos e assistimos a outros navegar e as correntes do mar direcionam os sentimentos.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. seu texto é tão bom, que cada pessoa com um sentimento diferente lê e sente como se fosse consigo mesmo. o texto me remete paixão!
    muito bom, ótima noite

    ResponderEliminar
  8. Deixar o barco seguir o seu rumo é difícil, embora necessário.

    Muito bonito o texto.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Desta vez vou me conter quando ao comentário relativamente ao texto e vou focar as minhas palavras na fotografia com base no texto. Adorei o pormenor de teres usado a fotografia para simbolizar os sentimentos que escreves-te e a associação de ideias (Barco), muito bem! artista ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. mas sempre existe a possibilidade de contruir outro barco, desta vez mais forte e mais experiente, não? rs...

    grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. …Pensador, por vezes é penoso ficarmos presos ao feitiço de um olhar. Já fiquei e estou. Fecho os olhos e perco-me no meio de um olhar que nem eu sei até onde irá “dar”.
    Porque será que o nosso Mar nos alimenta a alma, quando deitamos a ele os nossos barcos, feitos sonhos, encantados, enfeitiçados, em preces nem sempre ouvidas ou sentidas…Porquê?
    Questiono-me centenas de vezes, e volto em centenas de vezes a não obter resposta…mas ele que vive em tormentas dá-nos o alento mas também no atormenta a alma com tais pensamentos…Rememos contra ventos e marés, deixemo-nos aguardar por melhores dias que com toda a certeza, temos de ter força e coragem para acreditar…
    Por vezes nós temos a coragem, mas apenas sabemos qual será a resposta, e talvez o “castigo” imposto por nós próprios seja o “…de não ter tido coragem de lhe pedir para voltar, de lhe pedir que não atracasse, que nem fosse sequer!”

    Beijo n´oteudoceolhar*

    ResponderEliminar
  12. Às vezes, simplesmente, não estamos preparados pra viver um grande amor. Tudo tem um momento certo pra ser!

    Me lembrou MUITO essa música: http://www.youtube.com/watch?v=YH3ACStz-P0 :D

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Paulinho :D Beijinhos *

    ResponderEliminar
  14. As vezes é assim que me sinto, um barco sem rumo..

    ResponderEliminar
  15. Por vezes deixamos escapar entre os dedos a felicidade e quando acordamos é tarde...a vida passou e o amor não ficou.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo, beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Sabe, um coração livre é capaz de alimentar daquele amor saudável. Se o barco é mesmo carregado de tanto amor, ele volta...

    ResponderEliminar
  18. Quem sabe, um dia ele não voltará.

    ResponderEliminar
  19. Caramba, que lindo! *.* Você conseguiu extrair sentimentos tão nobres e profundos de uma simples brincadeira de infância >.< Era muito bom fazer esses barquinhos de papel e correr atrás deles no caminho de água que a chuva deixava.
    Abração, mano :)

    ResponderEliminar
  20. Oi como voce esta? Não li esse seu texto, te linkei no blog ta?? Layout novo
    bejos

    ResponderEliminar
  21. Pois é, e acho que isso é das melhores coisas que nos pode acontecer.

    ResponderEliminar
  22. Mas que verdade o que disseste! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. E, parafraseando Fernando Pessoa: viajar, perder países... Sobretudo porque navegar é preciso.
    Abraços.

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *