Relato

09:32

Parte III


De todos os números em que nos tínhamos tornado e de todas as cicatrizes que nos marcavam havia sempre aqueles momentos em que éramos bem menos do que homens. Crianças, talvez, que se sabiam comportar como Homens e marchavam pelos caminhos traçados, de costas direitas mas de pensamentos ainda mais direitos! Todos tentámos não pensar naqueles que nos viram partir e aguardavam nos ver chegar. Nos filhos, nos pais e nas mães, nos corações que para trás ficaram. A meta era a vida, e se não perdesse a cabeça no caminho, desejaria chegar a ela. Sempre pensei conseguir emendar todos os meus erros, tudo aquilo que parti pensei conseguir voltar a juntar os pedaços. Mas há momentos em que tenho a certeza que esse pensamento é absolutamente ridículo, que não reflecte a realidade. Pois afinal, há quanto tempo ali estava? Há quantos dias conseguia pressentir o véu do beijo final? Não sei ao certo em quantas mãos o destino me tinha, mas tenho a certeza que por algum motivo me deixou escapar por entre o nó dos dedos. Talvez assim consiga prevenir um Futuro para que não cometa os mesmos erros do Passado; e por isso vou começar por viver no Presente.


(Posso dar por terminado aqui ou fazer uma outra e última parte, para isso deixem nos comentários a vossa preferência. Agradeço pela leitura e pela opinião!)



You Might Also Like

37 comentários

  1. Não podias ter acabado da melhor forma, excelente forma de conjunção e de juntar estas 3 partes. Desta vez gostei muito do final propriamente dito "e por isso vou começar por viver no Presente." É mesmo isso que todos nós precisamos, seguir em frente e soltar das cordas e amaras que nos prendem, e começar a desenhar e a traçar o nosso futuro esquecendo o borrão que por vezes deixamos no passado. A segunda fotografia está muito original e dá coerência ao texto, pode-se ver que a pessoa se está a libertar, ou até se quisermos talvez tentar pensar de outra formar a aprofundar mais, está a libertar-se do que lhe prende e não só da fixação do passado, mas também dos preconceitos e tudo o que diminui enquanto pessoas. Estás a recriar uma nova pessoa e com isso um Futuro mais promissor :)

    Desculpa este abuso de texto enorme, Forte Abraço

    ResponderEliminar
  2. na minha opinião deverias continuar, e descrever esse futuro que tanto se espera, um futuro sem erros, um futuro risonho já que o passado foi invadido pela mágoa e pela saudade de deixar os que se amam para trás.

    ResponderEliminar
  3. "...e por isso vou começar por viver no Presente".
    E eu cota, que deveria ter juizo e não viver no mundo da lua, vou seguir as tuas palavras, não prometendo "vencer". Procurarei, fazer o que dizes ... Viver, e viver o presente, dado...viver.

    Beijo n´oteudoceolhar *

    ResponderEliminar
  4. « não sei ao certo em quantas mãos o destino me tinha, mas tenho a certeza que por algum motivo me deixou escapar por entre o nó dos dedos » isto é de deixar as palavras voarem para perto do sol e fazer-me sorrir enquanto ele bate pela janela. apenas lendo isto. tu mereces tudo, mereces livros e livros COM O TEU NOME na capa deles.

    ResponderEliminar
  5. Olá Paulo,
    Vim retribuir sua visita ao meu blog.
    Gostei demais daqui. E da sua escrita, também.
    Encantei-me com os textos e penso que poderias terminar com este que acabaste de escrever.
    Adorei seu comentário em meu post. Quero convidá-lo a conhecer meu outro blog, o RECANTO DA POESIA. Ficarei muito honrada e feliz com sua presença por lá. Espero que gostes.
    De minha parte, estarei sempre por aqui, para sorver seus escritos.
    Um beijo, amigo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderEliminar
  6. Oi Paulo, agradeço imenso, pelo comentário no meu blog :D ..
    "Talvez assim consiga prevenir um Futuro para que não cometa os mesmos erros do Passado; e por isso vou começar por viver no Presente."
    Por mim, fique terminado assim, gostei do desfecho, acho que já não há mais delongas.
    bjs *

    ResponderEliminar
  7. De nada :)
    Eu estou apta para que algo de bom me aconteça, acho que é mais uma necessidade e só por isso já me sinto apta. A questão não é eu não gostar de mim, é eu gostar de uma pessoa e estar com ela e criar expectativas de algo que quero mas nada acontecer, percebes? e por isso os meus ditos 'sonhos' não se realizarem, e de nada me serve continuar a sonhar porque sei que não se vai realizar.
    E bem, obrigado pelo comentário, beijinho (:

    ResponderEliminar
  8. Por mim continua com essa terceira parte, mas apenas se achares que vai mesmo de encontro ao que nos queres fazer ver..

    ResponderEliminar
  9. Li agora as 3 partes e fiquei com imensa vontade de continuar por isso quero que termines com outra parte! "Não sei ao certo em quantas mãos o destino me tinha, mas tenho a certeza que por algum motivo me deixou escapar por entre o nó dos dedos." - lindo simplesmente <3

    ResponderEliminar
  10. A vida toda é tentativa, e toda conquista pede perseverança. Pelo menos enquanto meus pés pisarem a terra, to feliz por sempre poder mudar o rumo, e feliz por conseguir, outra vez, ter essa motivação.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Muitas vezes é difícil nos libertar das coisas passadas.Mas com certeza devemos viver o presente intensamente,nunca saberemos o dia de amanhã.O futuro à Deus pertence.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderEliminar
  12. Olá de novo, mais uma vez obrigado por passares no meu espaço, fico muito grato. Fico mais feliz ainda pela tua vontade de participar. Sim sim, estás à vontade de enviares frases tuas ou até mesmo da net, filmes etc ... que aches que posso vir a fazer uma fotografia com aquilo. Podes mandar para o email em documento word, ou manda msg para o facebook, como preferires!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Um belo dia pra ti meu amigo,,,abraços,,

    ResponderEliminar
  14. tenho poucas pessoas que me dizem coisas tão bonitas como essas aí que tu me disseste, por isso, quando dizem, subo à lua e volto à terra :p tão tão feliz. muito obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Paulo quem escreve e sente o Mundo as ideias e as emoções desta forma tem a capacidade de decidir e criar qualquer final...Podendo também continuar as historias intervaladamente se assim o entender...intervaladamente porque a vida é como a escrita por vezes temos necessidade de parar para pensar e absorver o momento imaginando o futuro...o teu só pode ser o melhor.Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Sim tens razão, obrigado! :D

    ResponderEliminar
  17. Olá, Paulo

    Li as três partes deste Relato e o que posso dizer é: Excelente!
    Realmente, a vida é a meta...sempre. E viver o Presente é uma sábia decisão.

    Obrigada pela visita.
    Vou ficar por aqui, seguindo-o, lendo-o e apreciando-o nos seus escritos.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  18. Um fantasma? MEU DEUS! NO WAY! Que medooo... xD Demorei para aí uma hora e meia a descobrir que perguntas por neste desafio :o

    ResponderEliminar
  19. "e por isso vou começar por viver no Presente." amei ** continua assim :')
    estou a seguir .

    ResponderEliminar
  20. Viver o presente é a melhor forma de ser feliz.Mas sempre extraímos grandes lições dos erros passados.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  21. eu nunca sei o que perguntar xD Acho sempre tanta piada responder ás perguntas dos outros que nunca sei se as minhas estão ou não "de acordo" com a criatividade já instalada à volta do desafio é horrivel x)

    ResponderEliminar
  22. Às vezes parece que vivemos a vida em função dos erros que cometemos. Passamos o tempo todo a olhar para trás e pensar naquilo que fizemos de mal que nem nos apercebemos do que temos à frente. Dito isto, acho que fazes muito bem em "começar por viver no Presente". Beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Olá Paulo,

    Não costumo ler o que escreves, mas, hoje, apeteceu-me (deixa-me brincar, porque este texto é muito sério, é, ou foi um caso sério).

    Quero, que seja passado, porque, agora, é PRESENTE.

    Instituição, Despedida, Sofrimento?
    Narrador Participante ou não? Tu sabes, que não é para responder.

    Ficam algumas marcas, meu pequeno grande amor, mas com aquele produto, que te indiquei, desaparece, quase tudo.

    Vamos viver o presente, com vontade e empenho, e tu já o estás a viver.
    Algumas mãos, muitas, a da mãe, da avó, a minha, já estão agarradas à tua, e tu estás em "Porto Seguro".
    Se não fosses super-dotado, iria explicar-te a afirmação anterior, mas não precisas, sabes mais que eu.
    Claro, que ser super-dotado, também tem os seus inconvenientes, como tudo na vida. E tu sabes isso, muito bem.

    Mas, eu gosto de ti, mesmo assim, dessa forma.
    Vamos apanhar o comboio do FUTURO?
    Ai, Paulo, não me puxes, com tanta força, olha a minha bengala.

    Queres beijos ou queijos?
    Exigente, tudo! E depois és miitarista, e eu que me aguente.

    O meu olhar, no teu, doce. Croissant com gila.
    Eu gosto de entrelinhas, de jogos decentes e fieis.

    Quero, gostaria de uma quarta parte, digamos, como reforço, para a ceia, de madrugada, ao luar.
    E amar, e amar...(foi só para rimar). O que estavas a pensar?

    ResponderEliminar
  24. Adorei o blogue!
    Estes três textos, conjuntura, estão maravilhosos: quantas digressões faz-se por eles, não?

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderEliminar
  25. P,

    "A meta era a vida"! Brutal!
    Porque é aquilo que temos, que somos, onde nos movemos, que conta nas aspirações pessoais, e nao coisas longínquas do mundo!!!

    O texto, tal como os anteriores, está sempre magnífico, bem escrito, de alguma alma emprestada, e quanto à suposta opção nossa (de quem te lê), fico-me por amabas: se por um lado gostava que continuasses, por outro gostava de continuara ler-te noutros textos como antes ;)

    De qualquer forma a diferença não é muita! A excelência acompanaha-te sempre ;)

    Your great hugs as you are, my dear friend ;)

    ResponderEliminar
  26. É sempre bom 'falar' contigo, sabes sempre o que me dizer e como me responder a cada texto, a cada coisa que te digo. tens razão no que dizes e será com certeza esse o meu próximo passo - tirar o melhor partido de ser assim, como sou.
    obrigada por tudo meu anjo <3
    um grande beijinho **

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde Paulo,

    Ainda bem, que foi pura imaginação literária, talvez fruto de conversas tidas.
    VERDE...sim, de esperança.
    Não fui irónica, embora, todos nós o saibamos ser, quando necessário, ou não.
    Tu sabes, que tens uma cultura acima da média, e já não falo só dos do teu nível etário, falo dos outros, também.
    MILITARISTA, e não como escrevi, foi puro erro de digitação, mas reli o que escrevi e não dei por ele. Sorry.
    Foi um termo, que aplico a quem gosta "de tudo no sítio", exige de si próprio e dos outros.
    Talvez um diálogo com o avó, seja muito interessante, desde que não abra feridas, quase saradas.
    Guerra Colonial, a do Ultramar, a que ele viveu, suponho ser isso a que te referes. Tanta coisa, que eu tinha para te falar, te contar, encantar e desencantar, sobre essa parte da História de Portugal, que assumo, por inteiro e com orgulho, mas cada pessoa tem a sua visão dos acontecimentos, e quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto, e a História não é uma ciência exacta, como alguns Historiadores a quiseram fazer no século XIX.
    Em Matemática, três mais três, ao que sei são sempre seis, mas em História, não. O que para ti é verdade, para mim, pode ser mentira.
    E familiares meus, mais velhos, perderam pernas no Ultramar, mas os Russos e os Cubanos, de tal se encarregaram.
    Deixo-te, um pouco, da minha visão da História, e sou Alentejana, como tu, e costumam associar-nos a um determinado partido, o que me aborrece.
    Eu gosto das pessoas e daquilo, que elas fazem, e não do partido a que pertencem ou pelo qual têm simpatia.
    Gosto de Fidel, mas também gosto, doutra forma, de Alberto João Jardim. Sei, que endendeste.

    Excelente dia, embora sem sol, aqui.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  28. Viver no Presente, pois que é a única forma de podermos ser tudo aquilo que devemos/podemos ser.
    Beijito.

    P/s: acho que está optimo assim, o final.

    ResponderEliminar
  29. Paulo,li as tres partes do teu conto e adorei a maneira como desenvolveu os pensamentos profundos do protagonista e mais ainda do final, onde ele chega a uma saida; VIVER O PRESENTE!Parabens pelo belo conto!bjs,

    ResponderEliminar
  30. "e por isso vou começar por viver no Presente." acho que é mesmo isto que tenho de fazer com que o meu coração entenda, é isto que tenho de fazer :s

    ResponderEliminar
  31. "e por isso vou começar por viver no Presente." acho que é mesmo isto que tenho de fazer com que o meu coração entenda, é isto que tenho de fazer :s

    ResponderEliminar
  32. Olá Paulo,
    Eu sei que tens uma alma sincera, e adoça-me o coração eternamente, pode ser?
    Agradeço as tuas palavras e recomendações, agradeço piamente e espero que me continues a ele e vejas se melhorei tanto de alma como de palavras.


    Está terceira parte, óh esta terceira parte... não poderias ter terminado (ou quem sabe não, pois só tu podes decidir um final ou não, no caso de este não existir) da melhor forma, da forma mais comovente e com a despedida mas forte e marcante.
    Adorei, e a força que me despertas-te fez-me sentir bem, algo que à uns dias não me tenho sentido, mas com os teus textos é sempre assim, sorrir com a alma que já a muito que não sorri! Obrigada!
    E sabes? As vezes o melhor é mesmo largar a bagagem e comprar uma nova para o presente, mas nunca te esqueças, nunca tentes começar algo de novo sem antes concluir algo feito no passado, senão, levaras sempre contigo seja o que for.

    Beijinhos da tua sempre leitora,
    Bia-Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde Paulo,

    Tudo escrito e compreendido.
    Onde há frases pouco claras, dúvidas, enganos, desfazem-se.
    Queres, quero, queremos alívios, respirar livremente e caminhar, para a frente, com segurança. E o coração quer sentir e sente, já.
    Sim, espera a altura certa, quando eu te der, gratuitamente, um bocado da minha calma, toda, alma, e paciência, que tenho aos montes. Não precisas alugar. Eu sopro nas asas do vento ou das araras e levam-nas até ti, uma e outra.
    Dizes bem, alugar, porque há diferença entre alugar e arrendar. Arendam-se os bens imóveis e alugam-se os bens móveis, e a paciência pode deslocar-se de um lado para o outro, agora a casa onde nós vivemos, não.
    Ter passado por Direito, dá-me jeito, às vezes.

    PS: Quando chegar a paciência, que te vou mandar, ou até antes, lê, se quiseres, o poema "Estrela da Tarde" de José Carlos Ary dos Santos. Depois, perceberás melhor o que é ser impaciente, e aprenderás, também a ter, um pouco, de paciência.

    Todo teu, o meu abraço.

    ResponderEliminar
  34. que mais posso eu te dizer além de um enorme, gigantesco, OBRIGADA! eu concordo com isso, no verão todas as dores se apaziguam e a felicidade vem sempre ao de cima, é uma sensação difícil de exprimir por palavras :) <3

    ResponderEliminar
  35. Quero sempre mais de ti, mas do jeito que está, é um final excelente. Relendo a sequencia, sem pausas desta vez, pude absorver um mundo que voluntariamente estava deixando de lado... obrigado por isso meu querido amigo! Abraço apertado!

    ResponderEliminar
  36. Lindo seu blog!.
    Voltarei para fazer outras visitas.
    Já estou te seguindo bjs.

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *