Olhos de Verdade

10:02

Naturalmente não acho que saiba fingir. Os traços do meu corpo denunciam cábulas na minha voz quando uma mentira tenta romper o silêncio. Não que minta muito, muito. Mas quem diz que nunca mentiu já está a mentir. Nem que seja aquela mentira de escola "Não fui eu que tirei a tua borracha". Não tenho cadastro na alma de grande mentiroso mas por vezes até que as mentiras ou simples omissões me saem perfeitamente; sem grande esforço. Chego a dizer que a mentira desenvolve a imaginação. Mas os olhos sempre denunciam, ou falo no meu caso. O simples olhar vago e sonhador transforma-se num olhar de culpa, automaticamente. As mãos tendem a manter-se ocupadas e o corpo nota-se mais desconfortável que antes. Hirto, frio. Mas voltando aos olhos: esses são trabalhadores fieis ao coração. Não existe contrariedade entre eles, são cúmplices desde sempre. São, no entanto, traidores à voz que na maior parte das vezes é serva do cérebro. Os olhos são velas quando as palavras estão escuras. Sempre de encontro à cor da verdade e não perdem o rasto da mentira. Os olhos são autênticas bússolas do coração que seguem trilhos por onde as palavras jamais compreenderiam a verdadeira razão, a real verdade no meio da grande omissão.


You Might Also Like

38 comentários

  1. está lindo , profundo , verdadeiro * aliás como todos os teus textos <3

    ResponderEliminar
  2. és um querido !
    O complicado é quem amamos é quase um melhor amigo, mais complicado ainda quando nutre um sentimento forte por um outro alguém, e ao conviver todos os dias torna-se complicado esquecer e nao vacilar.
    Acho que a ultima frase traduz tudo no ponto de vista que já nao consigo sofrer mais.
    Mil obrigados * (':

    ResponderEliminar
  3. Está lindo!! =)
    E concordo contigo. Uma pessoa pode ser excelente a mentir,mas o seu olhar acabar sempre por a denunciar.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Haha, brincando contigo.

    ResponderEliminar
  5. A verdade aparece em gestos, se o observador é atento. Mas se esse lado falhar, os olhos denunciarão o que as palavras tentam passar, se não corresponderem aos reais sentimentos. De certa forma, somos transparentes.
    Lindo seu texto!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Mentir é feio, mas por vezes é a melhor opção.
    Adoreii o texto, como sempre :)

    ResponderEliminar
  7. pelo que disseste, tu gostas haha.

    ResponderEliminar
  8. pois, toda a gente já o fez isso é verdade, mas a grande diferença é que uns fazem pequenas mentiras piadosas, outros mentem a toda a hora, ou simplesmente porque não conseguem encarar com a realidade .

    ResponderEliminar
  9. exactamente isso!!
    acho que tens tanta razão no que aqui dizes, a forma como o olhar sempre nos denuncia. E toda a gente mentiu, e nem falo das mentiras de escola, mas aqueles simples "Eu estou bem" e na verdade... não estamos nada bem! e mais uma vez, isso denuncia-se nos nossos olhos, exacatamente porque - "esses são trabalhadores fieis ao coração"!

    ResponderEliminar
  10. "Os olhos são velas quando as palavras estão escuras.", adorei a simplicidade, a verdade essa também difusa nas palavras, mas nunca aos olhos e ao coração. Beijo, Sara

    ResponderEliminar
  11. Só uma mentirinha de nada...
    haha ' verdade o que disse. Eu ia deixar só a frase. Seria um pobre comentário. Mas a verdade sempre aparece né. Tem aqueles que se salvam dizendo: Omiti e não menti. Será a mesma coisa? Eu hein. Mas é isso anjinho. Passei aqui pra ver como você está, e falar que cutuquei seu facebook. ;) rs

    ResponderEliminar
  12. Os olhos traem o que a boca teima não contar. Um beijo meu amigo.
    saudade desse teu canto. (Ps: eu amo meu sumida do mundo blogueiro, rs)

    ResponderEliminar
  13. Na verdade essa palavra não poderia ter sido usada. Cutuquei no sentido de... fuçar mesmo. rs ! beijo anjo (:

    ResponderEliminar
  14. Olha, coisas que aconteceram que me magoaram muito, vou deixar aquele cantinho, pelo menos as recordações que nele existe.

    ResponderEliminar
  15. É, meu bem, os olhos traduzem os sentimentos, as vontades todas que, muitas vezes, a voz, como tu muito bem disse, mandada pela razão, nega.

    Por isso é tão absurdamente lindo uma pessoa derramando verdades simultaneamente pela boca e pelos olhos. É como se nela, naquele exato momento, se manifestasse toda a força do universo.

    =)

    Beijo grande, grande!

    ResponderEliminar
  16. está simplesmente lindo Paulo! mais uma vez, encantas com as tuas palavras e não podia estar mais verdadeiro. é engraçado como as pessoas se conseguem identificar com tudo o que escreves, pelo menos eu. gosto tanto do que escreves.
    e aquele livro? nunca mais tive tempo disponível para dar atenção necessária ao meu cantinho mas não me esqueci do livro que estavas a escrever. beijinhos <3

    ResponderEliminar
  17. e as mentiras podem prejudicar muito uma pessoa s:

    ResponderEliminar
  18. Olá! se recebeste esta mensagem é porque foste um doce seguidor do blogue "Vou Contar-te Um Segredo", agora foi eliminado, mas agradecia que entrasses no novo blogue que está no perfil para leres uma carta importante. Obrigada e muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Está lindo. Confesso que desde que deixei o outro blog senti saudades de vir cá ler. Gostei muito ( e não é mentira nenhuma :b ).

    ResponderEliminar
  20. Boa descrição acerca dos olhos, do olhar... Aquele que é capaz de nos denunciar, orientar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. ohh espero que consigas arranjar uma que cobre menos, a sério queria tanto que publicasses o livro. mas não desistas de publica-lo e assim que tiveres mais alguma notícia sobre isso, gostava de saber eu vou andar por cá a seguir-te atentamente por isso espero que ele saía depressa Paulinho. (: beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Os olhos só dizem a verdade...Um beijo, Paulo!

    ResponderEliminar
  23. tinhas dito que é sempre bom ter-me aqui, no teu cantinho, e eu perguntei porquê xD
    ohh, és um amor, sabes? E não tens que te sentir invejoso! tenho a certeza que quando menos esperares encontrarás o amor da tua vida, e ela também te dirá, e talvez, escreverá as coisas mais bonitas :)
    e ai, espero mesmo que esta saudade se transforme toda em amor, quando o sentir na próxima vez :$

    ResponderEliminar
  24. É que é mesmo :) , oh de nada.

    ResponderEliminar
  25. É a tal frase batida mas que não deixa de ser uma grande verdade: os olhos são o espelho da alma...
    Bonito texto! Gostei da primeira foto, cores muito fofas :)
    Beijo*

    ResponderEliminar
  26. concerteza sempre conseguimos peceber atraves de um simlpes olhar quando uma pessoa estar triste alegre ou ate mesmo preocupada..Amei seu blog suas postagens sao lindas estarei sempre visitando bjinhoss...

    ResponderEliminar
  27. Será mesmo que "os olhos são a janela da alma"? Tenho minhas dúvidas.

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *