Não há flores nesta cidade.

16:31



Eu poderia ficar aqui horas a escrever sem nunca me cansar de repetir as mesmas frases e de saltitar de palavra em palavra os mesmos sentimentos. 

Uma e outra vez. Um autêntico relógio de ponteiros viciados. Um copo de água sempre cheio com a mesma medida. Um banco de jardim sempre com as mesmas gentes. Um vaso cuidado sempre com as mesmas flores... Mas é aí que encolho os ombros.

Não há flores nesta cidade.

Deambulo por entre ruas e ruínhas estreitas e becos sem saída. O sol ilumina varandas de palacetes, igrejas cuidadas e cada pedra da calçada. Não há janela alguma aberta mesmo com todo este sol, nenhuma delas dá os bons dias à brisa do mar em que se afunda este Alentejo Litoral. Não há nada para além daquilo a que sempre estive habituado. Risos, conversas, olhares e cantorias mas não se vêem flores. Talvez estejam guardadas, colhidas sob a alçada da lua ou escondidas onde seria demasiado óbvio encontra-las que nem perdemos tempo a tentar.

E então mesmo sem ver nenhuma, sem lhe sentir o cheiro, sem lhe tocar, eu colho aquela que não poderia escapar. Não a consigo descrever sem ser por palavras como maravilhosa, perfeita, essencial. E ainda hoje não a vejo e já lá vão alguns dias, algumas semanas. E considero-a tão parte de mim quanto as minhas próprias mãos. Ela está no meu pensamento, está entranhada em cada célula do meu corpo. E adoro a forma com que as suas raízes se embrenham no meu peito, fazendo dele o seu vaso.


Não há flores nesta cidade. 

Mas eis que a minha é a mais bonita de todas. Porque é minha e agarro-a com tudo o que tenho e com todas as forças que invento. É minha, é minha.
E esta felicidade é a que mais bem me cheira de todas as flores que poderiam haver nesta cidade!

You Might Also Like

7 comentários

  1. É a tua e isso é suficiente para que os olhos com que a vês sejam toldados por carinho. Tu és fantástico, Paulo. O texto está incrível!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  2. Adorei o romantismo que colocaste em cada uma das frases. Está um texto muito bonito (:

    ResponderEliminar
  3. Vc parece mesmo ter flores dentro de ti, por isso gosto muito de passar por aqui.É lindo o que escreve.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  4. Lindo Paulo, obrigada por me "transportares" para dentro da tua cidade com palavras tão bonitas :)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, linda composição escrita que revela o seu lado romântico.
    AG

    ResponderEliminar
  6. r: Disseste tudo aquilo que eu penso. É exatamente isso!

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  7. Olá, tudo bem? na mina cidade também não há flores, e sim muita falta de amores. Lindo texto, parabéns, abraços.

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *