Com força.

13:38

Há cerca de pouco menos de uma semana a minha Avó (com a qual eu vivo) queixou-se de fortes dores de cabeça. Ao início nem eu nem o meu avô demos importância. Mas as dores permaneceram fortes, nunca se ausentaram nem por instantes e Segunda-feira passada a minha avó não sabia se quer onde estavam as coisas guardadas cá em casa. O meu avô de imediato dirigiu-se ao Hospital e ela ficou internada pois tinha tido um Acidente Vascular Cerebral e nem se tinha apercebido. No entanto, tanto eu como o meu avô poderíamos ter causado algo bastante grave com a atitude de "é só uma dor de cabeça". Infelizmente a ignorância pode ser demasiado perigosa e fatal. Quarta-feira foi o primeiro dia em que fui visita-la ao hospital. Eu já sabia quais eram as consequências daquele AVC. Ela tinha perdido praticamente a memória na íntegra. A única coisa que ela sabia era que o meu avô era o marido dela e quem ela era. E depois, a sua fala também fora bastante afectada, sendo difícil até dizer frases básicas. Cheguei ao hospital e estava esperançoso, no entanto apanhei-a depois de estar sonolenta e ela pegou-me na mão. Na minha e do meu irmão mais novo. Perguntou "Quem é?" As lágrimas tocaram-me nos olhos nesse preciso momento. "É o Diogo. É o Paulo." Ela responde "Não." Deixei-a beijar a minha mão e tive de fugir do quarto e o melhor que consegui fazer foi esconder-me num abraço da minha mãe onde pude chorar à vontade. Estar ali, naquele quarto, com a pessoa que sempre me protegeu e ajudou, ela olhar-me nos olhos e nem saber o meu nome... É como levar uma directa facada no peito. A dor é mais que muita... Não consegui vê-la mais nesse dia. E no dia seguinte ela já me reconheceu por telefone e no seguinte também. Hoje fui vê-la com o meu avô que tem estado a toda a hora com ela. Reconheceu-me. Disse ter saudades minhas, já se lembra de bastantes detalhes como o nome dos filhos, dos netos, dos vizinhos, dos irmãos e um pouco mais. Disse-me ter estado no outro mundo, não ter gostado e por isso ter voltado. É caso para dizer que esta mulher está a aguentar o mundo com toda a força que tem... E eu estarei sempre pronto a dar-lhe mais força porque o que sinto por ela vai para lá do que aquilo que algum dia poderei sentir por outro alguém.

You Might Also Like

11 comentários

  1. Tens um coração gigante, sabias? Nunca passei por isso, mas tentando-me colocar no teu lugar sei que iria sentir-me como se me tivessem tirado o chão. O facto de não sabermos algumas coisas pode mesmo agravar determinadas situações, mas não te culpabilizes.
    Sei bem o que é ter esse amor, sempre vive com a minha avó (os meus pais casaram e ficaram a viver em casa dos meus avós), por isso entendo a ligação que se cria. Infelizmente já não a tenho comigo, mas é daqueles amores que nunca se perdem.
    Espero que a tua avó recupere, dá para perceber que tem uma força gigantesca. E tem um neto maravilhoso que estará sempre ao lado dela.
    Qualquer coisa que precises, estou aqui <3

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Oi Paulo,
    Imagino a sua dor ao não ser reconhecido por uma pessoa a quem você tanto ama e com quem já dividiu diversos momentos da sua vida.
    Sabe que as vezes me pego pensando nisso? Infelizmente a minha avó está com Alzheimer, e a cada dia esquece de alguma coisa. Em alguns momentos está melhor, em outros, está pior. E todas as vezes que vou visitá-la, da porta da sua casa mesmo já digo: "Voinha!!" E fico na expectativa de saber se ela ainda reconhece minha voz. A cada dia que chego lá e ouço ela dizer de lá dentrp: Abre lá, é Indyara ou Dica (como ela me chama desde pequenininha!), sinto um alívio. Aí chego, beijo abraço, brinco. Mas provavelmente vai chegar o dia em que chegarei lá e ela não mais saberá quem eu sou. Isso vai doer muito. Tento me preparar, mas penso que é impossível estar preparada para algo assim. No entanto, lembro-me de um senhor, que todos os dias ia ao abrigo tomar café com sua esposa, já bem velhinha, não se lembrava mais de nada, nem dele, e os dois já sem forças, mas ele continuava indo todos os dias. Certo dia alguém perguntou: Pq vc vem todos os dias tomar café com ela se ela nem sabe mais quem é você? E ele respondeu: Pq eu sei quem ela é.
    E assim eu sigo na certeza de que eu sempre saberei quem ela é!

    Obrigada por seu encanto, transmitido em seus escritos, por sua gentileza nas palavras, e pela presença mais que especial num cantinho onde abro meu coração! Seja sempre muito bem-vindo, querido! (ADOREEEEI seu comentário!)
    Beijo e um excelente domingo! <3

    ResponderEliminar
  3. Lindo.
    E preciso uma força enorme. Por nós, mas principalmente por eles

    ResponderEliminar
  4. Um quadro de um acontecimento grave.
    Nestes casos o melhor será sempre uma ida ao hospital ou a um Centro de Saúde.
    Ficar à espera apenas pode agravar a situação.

    ResponderEliminar
  5. Só me basta imaginar como seria, só de pensar o coração aperta, fico feliz que sua avó esteja melhorando.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Um dos piores momentos que passei em minha vida, foi quando meu pai, com 84 anos, depois de quase um mês em uma cama de hospital não lembrava meu nome, nem o dele, nem reconhecia ninguém.
    Aquilo me agoniava, mas eu me trancava em mim mesma, não consegui expressar reação nenhuma e hoje me arrependo.
    Diga, Paulo! Grite, se for possível. Que a ama, que mesmo sem ela lembrar de você, você sempre vai estar alí por ela, e agora que ela lembra, diga o tempo todo, toda hora, todo minuto, o quanto ela é importante, o quanto ela é querida e necessária na sua vida.
    Que Deus a abençoe, a guarde, a ilumine e que vocês sejam eternamente felizes juntos...
    Desejo a ela sincera estima de melhora.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Dias difíceis para você, mas você vai superá-los, tenho certeza que já está! Você e sua avó e sua família! Há coisas que estão fora do nosso controle, não daria para prever que uma dor de cabeça fosse um AVC, jamais se culpe! Grane abraço!

    ResponderEliminar
  8. Eu voltei aqui pra dizer que já estou com saudades de seus escritos!
    Esperando, ansiosa! =)
    Beijo, Paulo!

    ResponderEliminar
  9. Bom depois da tua narrativa Paulo, resta-me dizer:
    Força, muita força a ti e restante família.
    Estou contigo!

    ABRAÇAÇO

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Sinto por sua avó, realmente ás vezes somos pegos de surpresa pelas coisas que "não conhecemos". Espero que sua avó fique bem.

    ResponderEliminar
  11. Percebo tão bem essa ligação que tens com a tua avó... é mágica! :)
    Não te revoltes se ela não souber quem és... quando o cérebro é afetado, não há nada que possamos comandar. É claro que dói, dói alguém que nos é vida, não saber quem somos... mas temos que ser racionais e perceber que não é por vontade própria! :)

    Força nessa recuperação... está visto que a tua Avó é uma Lutadora! :)

    beijinho

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *