E a Beleza?

05:57

Somos atraídos pela beleza, é um fato. Ninguém na rua admira uma velha calçada quando existe um chão polido bem à frente. Mas a beleza é discutível e fico feliz por não ser igual para todos. Não nego que admiro a beleza numa cara bonita, num aspeto cuidado. Mas sou mais adepto de um sorriso sincero, de uma voz educada e acolhedora e de uns olhos cheios de vida. À partida é o aspecto que me atraí mas é a personalidade que me mantém. Cada pessoa tem uma árvore dentro de si: umas com ramos e galhos fortes o suficiente para suportar outro alguém  e outras que de tão bonitas são não conseguem ter a resistência para manter outro coração. E outras pessoas têm pequenos barcos dentro de si: talvez sem espaço algum dentro deles, onde mal caiba uma única pessoa mas exista vontade suficiente para arranjar espaço para duas. Não porque há beleza no acto, mas sim sentimento. Porque nem tudo se trata de árvores grandes e bonitas ou barcos brilhantes e resistentes. Por vezes, trata-se de mais que beleza física, trata-se da verdadeira essência da palavra: personalidade e coração. 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Tens muita razão sabes escolher a melhor parte.
    Aqueles que se iludem na beleza humana depressa se desiludem...

    ResponderEliminar
  2. «Somos atraídos pela beleza», sem dúvida! Não vale a pena negar, nem achar que isso é a coisa mais reprovável do mundo, até porque não o é. Todos nós gostamos de olhar para um/uma rapaz/rapariga bonito/bonita e isso mexe connosco, talvez durante uns segundos (ou até mais) fiquemos a pensar nele/nela. Mas depois percebemos que não é isso que nos faz ficar. Não é uma cara bonita que nos faz amar. E é aqui que entra o velho ditado "o que importa é o interior". E é mesmo! Não adianta sermos bonitos por fora, termos uma aparência cuidada, se depois quando abrimos a boca só dizemos asneiras. É a personalidade que nos conquista, mas, como em tudo, tem que haver uma primeira impressão e no caso das pessoas o cartão de visita, digamos assim, é o seu aspeto exterior. Com o tempo, e se nos predispusermos a conhece-la, é que vamos perceber se corresponde ao aspeto interior.

    Estás a escrever cada vez melhor! Adorei, como sempre, e revejo-me nele por partilhar essa forma de pensar.

    ResponderEliminar
  3. fato.
    E para refletir,pois em sua maioria a beleza atrai e é mais fácil.
    belo texto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Paulo,
    Bom dia.
    O seu texto é belíssimo na essência que as suas palavras encerram.

    A beleza exterior atrai, sim! No entanto na minha opinião não é efémera. Mas a beleza interior ?! Ah?! A beleza interior se requinta e aprimora com os dias e ano que dela emana.

    E, confesso que é esta a última que me seduz e apaixona.

    Um sereno dia.
    Ana

    ResponderEliminar
  5. É um belo ato, quando se doa não apenas por si mas pelo o outro que de certa forma nos faz existir melhores quando alcançamos pelo outro sentimentos e características de sermos humanos melhores. Lembro de um trecho de uma poetisa que amo, Elisa Lucinda "Estupendamente funda,
    a beleza, quando é linda demais,
    dá uma imagem feita só de sensações,
    de modo que, apesar de não se ter consciência desse todo,
    naquele instante não nos falta nada.
    É um pá. Um tapa. Um gole.
    Um bote nos paralisa, organiza,
    dispersa, conecta e completa!
    Estonteantemente linda
    a beleza doeu profundo no peito essa manhã.
    Doeu tanto que eu dei de chorar,
    por causa e uma flor comum e misteriosa do caminho.
    Uma delicada flor ordinária,
    brotada da trivialidade do mato,
    nascida do varejo da natureza,
    me deu espanto!
    Me tirou a roupa, o rumo, o prumo
    e me pôs a mesa...
    é a porrada da beleza!
    Eu dei de chorar de uma alegria funda,
    quase tristeza."
    Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Existem aquelas belezas indiscutíveis, mas ainda é melhor aquela beleza única que só você vê. E isso é bom demais!

    ResponderEliminar
  7. BELEZA "Essência da palavra: personalidade e coração". O seu texto traduz muito do que é beleza, Paulo!
    Estou escutando nesse exato momento uma música que diz assim: "Eu quero ver o invisível, prever o que está no ar... Preciso aprender a ver o que não se vê
    Para me transformar no que o amor quiser
    Ouvir o que não se diz
    Com os olhos te entender".
    O seu texto e essa música casaram na hora certa! haha
    É sempre uma delícia visitar seu cantinho. Me faz um bem enorme!
    Só tenho a agradecer pelo carinho, e por ser tão presente. Agora quem ficou com vontade de ir ao outro lado e te dar um abraço, fui eu!
    Beijo, querido! <3
    OBS: Você entende o sentido real da BELEZA. :*

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, vivemos num mundo de aparato, de fachada.
    Mas que me vale comprar uma maçã luzidia, se por dentro ela está podre?
    Valemos pelo que somos, não pelo que aparentamos, ou ostentamos.
    Chega de falsas ilusões, de uma sociedade egocêntrica, que perdeu o norte.

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. A Beleza física um dia acaba, o que vai restar? Sim, nem todo mundo são árvores belas ou barcos resistentes, mas pensando bem... a maioria não é. É melhor cultivar aquilo que te identifica, que te torna única.
    Resumindo, você disse tudo.

    ResponderEliminar
  10. r: Claro que sim :) aproveitaste-a noutros sítios

    Beijinhos <3*

    ResponderEliminar
  11. «À partida é o aspecto que me atraí mas é a personalidade que me mantém.»

    Foi basicamente isto que defendi ao comentar este post: http://namorocomumpopstar.blogspot.pt/2014/11/fisicos.html

    (podia fazer copy-paste mas confesso que não me apetece plagiar-me xD)

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *