O veneno só mata se o engolirmos.

06:59

Desde que abria os olhos, pela manhã, que tudo se tornava insuportável. Procurava motivos para não abandonar as quatro paredes porque elas sempre me protegiam. E não conseguia. Tornava-me fraco o simples facto de não conseguir deixar de pensar. E então no frio da manhã as palavras eram como estalactites que caiam sobre mim, perfurando a felicidade que guardava no peito. Não havia meio de me defender delas. E mesmo que o sol começasse a aquecer, o pútrido bafo de todas aquelas acções, continuava a perseguir-me e a deixar-me desconfortável comigo mesmo. Era insuportável e só pensava em fugir. Desencontrar-me de mim mesmo para que talvez encontrasse um meio de apagar todas as feridas causadas. E a força nunca parecia ser suficiente. Havia sempre algo para me deitar a baixo, uma e outra vez. Mesmo sem pensar, eu caia. Porque talvez o simples facto de cair fizesse o momento passar mais depressa. E todos os dias, e todas as horas, o meu pensamento concentrava-se naqueles actos bárbaros de quem nunca conhecera a verdadeira amizade, de quem nunca se encontrara com amor ou compaixão. Porque o bullying destrói de dentro para fora. "O veneno só mata se o engolirmos."


Ignora.
Dá a mão. 
Nunca te percas de ti mesmo.

Impõe-te.
Defende a tua vida.
Não percas a esperança.

Não precisas ter sofrido de bullying para te impor contra.

Se precisas de ver lágrimas nos outros para crescerem sorrisos em ti nunca descobrirás o que é sorrir de verdade. Um dia alguém ao qual fizeste cair, vai ajudar-te a tropeçar. O pedaço de cérebro que te falta, a alguém faz muito feliz.

You Might Also Like

18 comentários

  1. O bullying é algo que tem que ser combatido e pouco a pouco destruido. Imensa gente que tambem anda por ai a dizer que é contra o bullying e ate cyberbullying não se apercebem que sao alguns dos atores desses atos que mandam abaixo outros.
    é dificil quando sofremos disso e nao temos nngm para nos apoiar. acabamos por nao acreditar em nada, mas temos que ter força, mesmo quando ja nao ha nenhuma, temos que nos apoiar na esperança. gostei muito

    ResponderEliminar
  2. las humillaciones, todas las torturas, el ostracismo absoluto; deben ser disueltos en pleno siglo XXI.
    Nunca hay que quedar parados en el silencio ante tal circunstancia y debemos tener laa suficiente energía para defender nuestra Vida y nuestra Integridad.
    Muy buena Entrada, Paulo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Belo texto com grande significado!

    ResponderEliminar
  4. "Um dia alguém ao qual fizeste cair, vai ajudar-te a tropeçar." Nem mais. Palavras sábias.

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente ficou ótimo, bom ter escrito sobre esse tema tão atual e tão discutido recentemente. A lágrima foi derramada por muitos, talvez por mim mesmo no tempo de escola, mas o que importa hoje é que aprendi a sorrir de verdade, talvez assim defender a tudo que sou e aos outros para que no futuro todos possam sorrir. Bullying é tão delicado quando se trata em uma criança ou quem está no começo da adolescência que a imaturidade e a vida não fez que esse ainda saiba se defender e observar o que for importante de verdade para a vida, como o sorriso citado nesse belo texto.
    Abraços, amei viajar pela infância e saber que aprendi com isso e tenho um sorriso exposto na minha alma.

    ResponderEliminar
  6. a falta de amor causa danos que às vezes demora-se uma vida inteira pra recuperar..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  7. Meu amigo

    Por vezes essas feridas ficam dentro de nós por muito tempo e doiem demais.
    Um belo texto e muito oportuno, porque essa mazela da sociedade continua.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  8. Imprecionado. Fico encantado com a sua forma de escrever, de debulhar as palavras uma a uma. Muito bom o texto!
    E excelente design novo, faz tempo que não vinha aqui e não sei por quanto tempo que estás de cara nova. Peço desculpa por isso. Forte abraço!

    Claudio, Orações para Bobby.

    ResponderEliminar
  9. Por vezes, envenenamo-nos com o nosso próprio veneno!
    E sim, depende apenas de nós, fazer a diferença.
    Beijito.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o teu blog. Vou seguir :)

    ResponderEliminar
  11. muito obrigada por seguires *-*

    ResponderEliminar
  12. Um texto lindo. "O veneno só mata se o engolirmos", adoro.
    Penso que dizes tudo na última frase. Quem pratica bullying não se pode sentir bem consigo próprio, não é possível que ao magoar outra pessoa alguém se sinta bem. Porém, isso acontece. É uma batalha da qual não podemos desistir, acabar com este mal. Uma força para todos o que o sofrem.

    ResponderEliminar
  13. O teu blog é fantástico, parabéns!

    ResponderEliminar
  14. A falta de amor deixa feridas que demora pra cicatrizar.
    E tem sorrisos que mata como um tiro certeiro.

    Abraços!

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *