Jogamos?

12:39

A vida passa-se num pequeno ecrã à vista de muitos outros olhos desejosos, por vezes, para ser o herói principal. A vida, tão complicada em problemas como os milhares e desconhecidos botões de uma central moderna. Esta vida que não é um tetris e onde as peças nem sempre encaixam perfeitamente umas nas outras. Onde pequenos erros remetem a grandes correcções. Onde os saltos e as pressas podem ser a causa para toda a confusão. Esta vida, onde os conflitos não passam de testes e onde, de repente, tudo pode ser arrancado das mãos do protagonista. Nesta vida onde não somos mais que meros peões à procura de motivos para que sejamos movidos neste tabuleiro de xadrez. E não passamos disso até conseguirmos livrar-nos de todos os olhares. Não passaremos de robôs telecomandados enquanto não formos capazes de assumir quem somos. Definir a nossa personalidade com base em meras opiniões da sociedade nunca nos levará a avançar no tabuleiro. E embora o caminho seja comprido e com muitos poucos atalhos, o mais gratificante será no final, abrir os braços e puder gritar: Xeque-mate.

(sem direitos sobre a imagem)

You Might Also Like

20 comentários

  1. Xeque - viver é um jogo e lembra até as brincadeiras da infância em que a competição vinha acompanhada de diversão e sem intenção de ferir a ninguém porque o foco daquilo era viver a felicidade do momento, agora adultos jogamos e brincamos com a felicidade que desejamos com a intenção de ter-la simplesmente isso, se sentir feliz até que a morte nos separe desse jogo e enfim dê - Mate

    ResponderEliminar
  2. La Vida está llena de obstáculos que hay que sortear.
    Si entrenamos bien y aprendemos de los errores, esas barreras serán, siempre, más fáciles de pasar; hasta que lleguemos a nuestra Meta propuesta y pronunciar ese "Jaque Mate" gracias a nuestra preserverancia.
    Maravilloso Texto, Paulo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Ser quem se é, torna-nos quem somos!E não nos importamos com o que fazem de nós, torna-nos melhores!

    ResponderEliminar
  4. Sabes obrigado, obrigado pelo teu carinho e pelas tuas palavras! Obrigado por seres quem és comigo :')
    Mais um vez, um texto magnifico, como estamos habituados :)
    beijinho meu princeso*

    ResponderEliminar
  5. estamos no jogo, ganhando ou perdendo, mas sempre feliz

    ResponderEliminar
  6. haverá sempre alguém que nos olha com "olhos desejosos". isso depois vai marcar a diferença entre o fraco e o forte, logo, nem tudo o que parece mau o é

    ResponderEliminar
  7. Grande Verdade Paulão ...neste momento que vivemos as vezes é melhor saber escutar do que falar..um abraço do amigo que muito te gosta Pedro Pugliese

    ResponderEliminar

  8. Olá :*
    Irei realizar um passatempo fotográfico. O tema é livre e a originalidade será valorizada. Ao longo que for recebendo inscrições vou anunciar qual será o prémio no blog. Podem ser apenas enviada uma fotografia e a premiada será escolhida por mim , tendo em conta a composição e edição. As fotografias deverão ser enviadas para o e-mail : reflectionofmind.s@gmail.com , o e-mail deve conter nome , endereço do blog e um pequeno texto descritivo sobre a fotografia. Conto com a vossa participação. Lot's of Love, Reflection of Mind.

    ResponderEliminar
  9. A vida é esse jogo de tabuleiro complicado, inventado há séculos atrás e que chega a nós sem instruções, chega-nos com meras bases do que devemos ou não fazer. A vida é esse turbilhão de energias , é esse puzzle com as milhentas peças misturadas que nós temos de montar, essas peças que por vezes são tão parecidas que não nos deixam distinguir o bem do mal, essas peças que não podemos trocar nem perder porque cada uma é um pedaço de nós e não faria sentido 'montar-mo-nos' com peças de outrem.. E sim a vida tem os seus problemas, tem os seus altos e baixos, todos temos esses momentos mas eu digo que sim, jogamos, porque por mais vezes que percamos vai sempre valer a pena poder dizer que pelo menos nos pudemos divertir enquanto fomos peças de um jogo no qual nós fazíamos as nossas próprias regras, e haverá de chegar o dia em que vamos vingar, vamos ganhar o nosso jogo e aí sim, todo o esforço vai ser recompensado ..

    Um carinho especial, cláudiabraga <3

    ps. tive saudades suas mas estou de volta (':

    ResponderEliminar
  10. ...a devida vénia...
    Um texto que como é óbvio vindo do meu eleito Pensador, não passa de uma inegável verdade...
    Por vezes tornamo-nos meras peças de um mero puzzel que alguns querem fazer, que outros querem acabar, que outros mais querem destruir, amandar peça a peça ao sabor de ventos, medonhos, sobre tempestades, de areias, ou sob areais movediços...
    E no fim?
    Quem somos, para onde vamos...
    E no fim?
    Que querem de nós?
    Qual o nosso papel?
    Tetris...ainda te lembras do tetris?
    Ok versão moderna não do tempo em que sua tia tinha a sua idade...
    Tia esta!
    Não somos puzzels de ninguém, nem peças de xadrez de cheque ao Rei...Somos gente de carne, de sangue quente nas veias, por vezes de face, fria, sabendo que o que nos modo é mesmo o interior quente, somos "livres", somos gente...Que não teme ser GENTE!
    Continuas como se nunca tivesses partido...
    Sua tia agradece aos céus a dádiva concedida a Si...
    (não não mudei...continuo, tonta! Fica assim...á continuo fã do meu sobrinho querido).
    Que estejas bem, que de bem fiques.
    Beijo n´oteudoceolhar *

    ResponderEliminar
  11. ora essa :)
    espero por mais post's

    ResponderEliminar
  12. E assim como tu estás para mim eu estou para ti, sempre! ♥

    ResponderEliminar
  13. Interessante o modo que você escreveu sobre a vida, gostei!

    ResponderEliminar
  14. Se a vida não tivesse jogadas e se as peças encaixem sempre umas nas outras, perderia toda a sua piada. Dá gozo e uma satisfação enorme chegar ao fim do dia e saber que joguei, não perfeitamente, mas joguei. E superei cada obstáculo à minha maneira. É assim, a nossa vida só tem piada se formos nós o "herói principal." Uns dias correm bem, outros dias correm mal. É, a vida é um ciclo. E tudo acaba por depender de nós,das nossas jogadas e na nossa força de vontade. :)

    ResponderEliminar
  15. «Definir a nossa personalidade com base em meras opiniões da sociedade nunca nos levará a avançar no tabuleiro»
    Concordo plenamente. Quem não se sabe definir a si mesmo que esteja calado e não opine sobre avida/personalidade dos outros.
    Belas palavras, mais uma vez. *

    ResponderEliminar
  16. Mais um belo texto, Paulo!
    Tem uma capacidade incrível de colocar suas visões de vida, fala por nós!
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  17. Sou fã dos teus textos e comparar "a vida a um jogo faz sentido... Gostaríamos de chegar ao fim vitoriosos ou quase lá... Se percebemos, o nosso caminhar está cheio de atalhos "incógnitas...Não devemos temer nem nos esconder de nada, pois tudo tem um comando superior...
    Quem crê chega:
    ""xeque-mate.
    "pra mim viver é uma arte...
    beijus*

    ResponderEliminar
  18. A sociedade tenta manipular nossos gostos e pensamentos o tempo todo desde sempre. Lembrei de 1984, livro do escritor George Orwell ao te ler.

    Gosto muito de vir aqui, Beijos!

    Fernanda

    ResponderEliminar
  19. Oi Paulo,
    É isso,um grande jogo,onde precisamos saber em que time jogar e para onde ir,muitas vezes nos confundimos e game over,aí a gente aprende e vem mais uma fase,nessa vida de muitos níveis e histórias.
    Um ótimo final de semana,abraço querido,=)

    ResponderEliminar
  20. a comparação com o tetris com a vida é fenomenal, nunca me lembraria :)

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *