Procura Incessante

05:35

Por vezes perco a vontade de continuar a jogar. Os olhares lançados já me parecem tão falsos quanto as palavras cuspidas. As almas aprenderam a mentir, a camuflar-se no tabuleiro de um jogo onde fui inserido sem sequer ter a oportunidade de escolha. Já a minha alma, não a encontro mais. Ela deixou de falar comigo, apagou os meus três contatos: o amor, a felicidade e o sonho. Em troca desse ataque ela fugiu deixando um propositado rasto atrás de si, setas pela floresta, caminhos pelo oceano e trilhos no céu. A jornada só é difícil no começo, depois que se ganha o hábito, deixam de incomodar as noites mal dormidas, o estômago enfraquecido e a pouca vontade de viver torna-se numa batalha constante de sobrevivência contra mim mesmo. Não li as regras deste jogo, não sabia que teria de procurar algo que me pertencera e me faz tanta falta. Mas caminhei sobre as águas gélidas dos meus pesadelos para alcançar o sonho escondido por entre os perigos do Oceano. Tornei as barreiras de inveja e de cicatrizes profundas numa fonte de crescimento e amadurecimento para alcançar a felicidade. Mas desconhecia as pistas de encontro ao amor até ao momento em que cada sonho conquistado se tornava em verdadeira felicidade e me lembrei de transformar a felicidade no meu próprio amor pela vida.



You Might Also Like

26 comentários

  1. a caminhada é muito difícil...por vezes dá vontade de desistir e ficar sentada à margem da felicidade..

    bjs.Sol

    ResponderEliminar
  2. Quando iniciámos este jogo, não sabíamos que iríamos perder o nosso melhor trunfo, não sabíamos que nos íamos perder a nós próprios..se soubéssemos, seria tudo diferente. Agora não podemos desistir mas jogamos sem alma e sem emoção.

    Texto fantástico *

    ResponderEliminar
  3. Tenho tantas saudades tuas.

    Não se deve começar, assim, um comentário a um texto, pois, mas eu apeteceu-me, queria tanto dizer-to e fi-lo.

    O jogo, são mais que 45m, para cada parte, não é como no futebol. Por vezes, desentapa-se, por penalties, mas, no teu jogo, não existem essas possibilidades.
    Não conhecias as regras do jogo, não as leste nem as adivinhavas, mas, agora já estás no jogo, e agora é continuar, mesmo com noites mal dormidas e o estômago enfraquecido (esta fez-me doer o coração, meu pequeno grande amor...) Quero dar-te croissants quentinhos, queijo durinho e não fatiado e bolos com recheio de gila. Já estás com água na boca? Ainda bem. Quero-te pior, mais esfaimado que o cão de Pavlov, só que estamos distantes um do outro, e isto levará algum tempo a acontecer, mas acontecerá, porque queremos.
    O primeiro e duro embate já foi, agora há uma acomodação ficfícia, uma desmotivação, nem te apetece falar, mas dizes que sim, com a cabeça, mas não com o coração.

    Estava a olhar as fotografias, que tiraste e postaste. Esta seta eatá para oeste, se calhar, para sudoeste, em relação ao sítio onde te encontra. Pois é, esta seta indica-te , que deverás caminhar, daqui por uns tempos, na direção da Península Ibérica, mais concretamente, Portugal.
    Já com alguma experiência e enriquecimento pessoal, no bolso, estabelecerás termos comparativos, nunca encontrando comparações.

    Não te deixes abandonar, e não te abandones a ti próprio, porque a busca terá mesmo que ser incessante.

    Depois de tudo, conseguirás ter o coração quente, dormir bem as noites e o estômago confortável.
    Já passou. Agora, tens novas etapas.

    Vais ver o mar? Então, eu vou ver as searas com papoilas. Depois, encontramo-nos a meio caminho e faremos a festa, a nossa.

    Preciso das tuas palavras com beijos.
    Ah! É verdade. Soltaram-se os beijos, daí e daqui, e depois para se deslargarem... nem imaginas ou imaginas?

    A FELICIDADE EXISTE E VAIS ENCONTRAR-TE COM ELA.

    ResponderEliminar
  4. O importante é nao perder a vontade de continuar a jogar como dizes no incio. O importante é continuar a jogar e a estar atento aos sinais da vida que por vezes nos passam ao lado, e ser feliz!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. As malas e tudo o resto que não cabe numa mala*

    ResponderEliminar
  6. Ola amigo, quanto tempo?
    Eu li seu texto e me identifiquei, gostei tanto que gostaria da sua autorização para colocar em meu face, partilhar,claro com sua autoria é claro e respeitando os devidos créditos.

    Aline
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Paulo,

    Obrigada pelo comentário.
    Quero desenpatar a frase, onde escrevi por deficiente digitação: desentapa-se. Claro que o correto será desenpata-se. Esta foi a mais grave.

    Calor aí? Que sorte! Aqui, está neblina e frio. Andam a apregoar subida de temperatura há mais de uma semana, mas não deve ser para Portugal. Se calhar puseram a rosa dos ventos, ao contrário.

    Beijos, apesar de tudo, afáveis.

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo...uma procura cuja resposta está bem ao nosso alcance: lindo! Te abraço. BShell

    ResponderEliminar
  9. A vida é um jogo, o amor é um jogo... e temos de o jogar da melhor maneira possivel. Se é fácil? Claro que não. Se por vezes temos vontade de desistir, de nos deixar levar pelo desanimo? Sim, tantas vezes.
    Contudo, o caminho que nos espera é nosso e ninguem o pode percorrer por nós.
    Neste jogo lutamos por nós e contra nós...

    ResponderEliminar
  10. Neste labirinto que é a vida, precisamos nos fundir à alma e ao coração.Eles são essência.

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  11. Essa tal de LUZ deve sofrer de algum mal. Mal das pernas, do fígado ou de amor. Deve ter sido abandonada pelo último homem da sarjeta e isso a enlouqueceu de vez. A sua amargura é tanta que tomou como paliativo criticar a escrita alheia e olha que ela nem escreve tão bem como imagina. É uma pena. Poderia esta jovem anciã fazer tricô na praça enquanto algumas distintas e bem resolvidas senhoras, ao seu lado, olhassem brincar as crianças entre os pombos.

    Obrigado.

    Buarque de Holanda.

    ResponderEliminar
  12. Essa tal de LUZ deve sofrer de algum mal. Mal das pernas, do fígado ou de amor. Deve ter sido abandonada pelo último homem da sarjeta e isso a enlouqueceu de vez. A sua amargura é tanta que tomou como paliativo criticar a escrita alheia e olha que ela nem escreve tão bem como imagina. É uma pena. Poderia esta jovem anciã fazer tricô na praça enquanto algumas distintas e bem resolvidas senhoras, ao seu lado, olhassem brincar as crianças entre os pombos.

    Obrigado.

    Buarque de Holanda.

    ResponderEliminar
  13. acho que tens toda a razão! gostei muito, como sempre :) **

    ResponderEliminar
  14. os sentimentos, sorrisos e tudo isso não cabe numa mala. Era a isso que me referia mas tens razão :)

    ResponderEliminar
  15. eu ainda não conheço o caminho do amor, espero conhecer logo ehehee

    ResponderEliminar
  16. Gratam muito...por teres vindo dar os parabéns ao meu irmão. Não esuqecerei esse gesto...e é Paulo Como tu!
    O meu beijo...hoje para ti!
    BShell

    ResponderEliminar
  17. olá. Sua metáforas são grandiosas. Faz o leitor penetrar no fundo do subconsciente.

    Já atravessei rios de preconceito, montanhas de insegurança, tempestades de arrogância. Hoje estou de pés descalços numa praia deserta. Sozinho. Sentindo apenas a brisa dos meus sonhos.

    abraços. te convido a REVISITAR meu infinito particular.

    ResponderEliminar
  18. Querido, mil vezes, querido!

    Adoro tudo, em duplicado. Tem mais força, nem que seja, por dislexia mental degenerativa.

    Não imaginas, como estou a padecer das articulações, do figado e da cabeça. É o peso dos noventa, que a ninguém perdoa. Eu não sou excepção, naturalmente.
    Eu sei a que se deve este quadro clínico: ontem, enquanto dançava um passe-doble, não fiz, de forma correta, um passo longo, e pronto, fiquei assim.
    Mas, eu sou uma mulher de causas e emoções e quando executo, gosto de atingir a perfeição, o que nem sempre consigo. Se fosse PALHAÇO, faria as coisas de uma maneira mais brejeira e trapalhona, mas o meu "negócio" é outro. Os meus aplausos para os verdadeiros palhaços, os do circo, não os da VIDA MESQUINHA E TRAUMATIZADA, de alguns.

    Resta-me agora, por uns dias, e como jovem anciã, fazer tricot (a palavra é francesa e não a irei aportuguesar) num sítio calmo, no jardim, na praça pública, para tentar adquirir mais estatuto e distinção, do que aqueles que já possuo, que nunca são, em demasia, para uma senhora, como eu.
    Enquanto isso, olharei as crianças, que se divertem, saudavelmente, a brincar, e desejarei que chegue o meu amor, o tal, tão importante e essencial, à minha mente e ao meu corpo.

    TENHO A SORTE DE AMAR E SER AMADA, e tu sabes, nós sabemos.

    MENTE SÃ EM CORPO SÃO, é o lema.

    Como cursei dois anos Psicologia, consigo entender melhor as raivas, os desaforos e os prantos, quando as pessoas se encontram em becos sem saída, mas a saída faz-se, sempre, pela porta, não a dos fundos, mas pela PRINCIPAL, que, efetivamente, não sei se serão todos, dignos dela. Essa pertence aos de caráter, aos de rosto e alma visíveis e limpa, e não aos cobardes anónimos, mesquinhos, desprovidos de bom senso, de dignidade e de frontalidade, mas impregnados até às vísceras de maledicência e desonestidade.
    Pobres! Como tenho compaixão de vocês!

    Eu vim, hoje, ao teu blog, como já é habitual, não só para te agradecer as palavras deixadas no meu, que eram de mel e a tal me souberam, mas também dizer-te que os teus textos estão sempre entre os 17 e 20 valores, e este não foi excepção.
    Gostei, particularmente, do penúltimo, o qual classifiquei com nota 20, mentalmente.
    Adoro a cidade onde estás, tal como o seu nome: GOSLAR (que bem, me soa)!
    O tempo por aí continua quente. Em Lisboa, as temperaturas subiram, mas só até Domingo. Depois, não sei qual "a pintura", que surgirá.
    Emoção, alegria, amor, onde estão? Em ti, certamente. Nem duvides.

    SE PRECISARES DAS MINHAS MÃOS, DAR-TAS-EI.

    Eu quero que mantenhas a "casa aberta", porque tens de obter dividendos, posteriormente.

    Beijos de muita ternura, cumplicidade e de tudo o que queiramos.
    Espero por ti.

    ResponderEliminar
  19. muitas vezes minh'alma some de tal forma que apenas resta o passageiro sombrio em mim...

    ResponderEliminar
  20. Olá Paulo,mais um bonito texto que nos revela o jogo da Vida da tua Vida,nunca deixes de jogar,ser um bom adversário é digno de louvor...aos poucos dominas as regras,as feridas saram e as cicatrizes são adornos da memória...e o prémio final é Teu!
    Sim eu acredito que na Vida quem não sabe jogar...perde coisas de mais.Pode perder a dignidade...pode perder o equilíbrio,a sensatez, a confiança,a força,a auto-estima... Então já que é jogo...joga para ganhar!!!

    Um beijnho

    ResponderEliminar
  21. ohh, muito obrigada meu anjo<3

    ResponderEliminar
  22. É nesses momentos que a gente recupera a visão simples e percebe coisas que poderiam ser tão claras, mas não era por algum motivo. Gostei muito da parte que fala que parece que a alma não fala mais; uma definição perfeita e rara pra algo tão comum... Gostei daqui. Visita-me?

    ResponderEliminar
  23. Her smile is so lovely....cute little girl.

    Greetings, Joop

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *