Sonho de Viver

12:17

Um dia, quando tudo parecer cair e até o sol demorar a nascer, vamos perguntar-nos o porquê de estarmos aqui. Se calculamos mal o salto a dar ou os simples passos nas escadas, perguntaremos ao céu se sempre foi daquela cor e se os pássaros sempre o navegaram. Perguntaremos a nós próprios se existe alguma função aqui, agora, no hoje. Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. Desistir da vida é algo que não tem lugar sequer no pensamento. Quem tem vida não a quer deitar fora, simplesmente não pode fazê-lo. Não deve. E quem não a tem, deseja uma, procura-a e não se cansa de a tentar encontrar por mais buracos que pise no caminho. As paredes também caem mas o desejo, a necessidade, deverá sobrepor-se a todas as desavenças que causem tristeza. Pois a vida não nasce connosco, é adquirida ao passar do tempo. Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar. E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos. Que será um acto de recarregar a força que nos parece faltar. Porque não existe dor alguma que possa sobrepor-se à força que o sonho exerce na vida. 



Ando com imensa falta de inspiração e por isso... 
Thanks, Carina pela ajuda na parte final do meu texto :)

You Might Also Like

54 comentários

  1. "Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar." - Não sei se a frase é da tua autoria ou da tua amiga, mas é tão forte que chega a ser digna de ser relembrada.

    Não sei se bateria é o termo correcto mas, de certo, não é incorrecto. Contudo é o suficiente para resumir tudo. Devemos ter sempre em mente que o que comanda a vida está lá e não pode ser derrubado, precisamos de recargas. Não sei se as recargas são mais sonhos para alimentarem a dura, porém bela, jornada que todos enfrentamos, a Vida. Não sei se é a felicidade que faz com que nós, baterias, fiquemos recarregados, não sei se é o amor, talvez seja tudo isto, conjugado que comande a Vida, porém, sei que nada se deve sobrepor à força que em conjunto, os sonhos,a felicidade e o amor, têm e exercem sobre a pacata Vida que, de certo modo, todos temos..

    Gostei muito do texto :)

    ResponderEliminar
  2. "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."
    Pra mim esse é o principal sentido da vida, adorei o texto !

    Bjs
    http://www.maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."
    Pra mim esse é o principal sentido da vida, adorei o texto !

    Bjs
    http://www.maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. a inspiração acontece, seja com uma musa, ou uma ajuda. hehehe

    pena que minahs 'musas', são minhas dores.

    ResponderEliminar
  5. Falta de inspiração? Foi o texto que mais gostei! Identifiquei-me bastante, muito bom Paulinho ;) *

    ResponderEliminar
  6. gostei bastante! boa escrita

    ResponderEliminar
  7. Meu deus , as tuas palavras são sempre tão inspiradoras , tão carinhosas , tão atenciosas .. Obrigada pela força (:
    "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. " - nossa , adorei essa frase .. Eu acho que a vida é mesmo isso , um sonho , um sonho que vamos construindo aos poucos , algo que aspiramos e vamos aprendendo a preservar , algo que vamos descobrindo a cada dia que passa , algo que concretizamos com os mais pequenos mas gratificantes gestos .. E mesmo que por vezes nos apeteça desaparecer , ou mesmo apagar o dia em que nascemos , devemos pensar que ele não existiu só porque sim , mas porque há algo que deve acontecer , porque todos temos um papel neste grande (por vezes insignificante mas ainda assim enorme) mundo ..
    Beijo (:

    ResponderEliminar
  8. a resposta pra todas essas perguntas será aquela que chegar até seus ouvidos..
    é assim muitas vezes eu me deixo levar..
    e às vezes, dentro de um buraco eu encontro vida...rsrs

    bjs.sol


    (também ando sem inspiração ultimamente..e aproveitei hoje,
    que ela deu o ar da graça..passa lá..)bjoo

    ResponderEliminar
  9. mais uma vez adoro o teu texto....

    - eu tmb achei a foto muito bonita e verdadeira!

    ResponderEliminar
  10. Está coberto de razão, não podemos nunca deixar de acreditar na vida, precisamos sempre buscar novas possibilidades.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Hum, então se é da tua autoria, digo-te, é uma boa frase! :)
    E sim, está claro!
    Nunca se sabe, quanto à mensagem na garrafa, o mundo é muito pequeno.. :) ahahaha. beijinho**

    (:

    ResponderEliminar
  12. Só te quero dizer, que apesar de todos os contratempos, incompreensões, não aceitações, diferenças, minorias, A VIDA É UMA COISA MARAVILHOSA.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Penso que quando encontrarmos respostas para as nossas perguntas ou já estamos morrendo ou tudo está se tornando muito óbvio.
    Lindo o seu texto, profundo como sempre.

    Abração!

    Luiz.

    ResponderEliminar
  14. Agora, sigo-te.

    Envolvida.

    ResponderEliminar
  15. Agora, seguindo-te.

    Envolvida.

    ResponderEliminar
  16. Tens toda a razão, arrepia-me o simpls facto de ver comentarios com tão pouco nexo s:, tão insabidos, com sabor a "eu nao li" ... porque me o fazem, e eu nunca fiz nem nunca farei isso *
    E eu sei, que tu les, se nao agora, depois *
    Obrigada, ainda bem que se nota <3

    Mas as vezes faz bem, ir e voltar, ir e voltar, ir e voltar ... conhecer! conhecer! isso fascina-me.
    "És Natureza." - não sabes o quanto isto me fez pensar, nao sabes mesmo ... meu deus <3
    Sim, isso é verdade, gosto que nao me cortem as raizes, e gosto de respirar o ar que me compete, mas conhecer outros lugares, e quem sabe por vezes mudar-me para outros lugares, fascina-me, não posso mentir, a viajem, é algo que amo. entendes-me?
    Sim, toda a razão é preciso um rumo, por mais curto que sejá, é necessario.
    Esclarecida, obrigada por todas estas palavras, que tanto me reconfortaram e tanto me fizeram pensar esta semana, querido. <3

    Beijinhos,
    Pensando com Arte.
    (cá voltarei para ler o teu texto)

    ResponderEliminar
  17. adoro os teus textos, a forma como escreves, como te expressas, usas palavras tão simples mas dizes coisas profundas, adoro, a sério.
    continua assim! :)

    ResponderEliminar
  18. Como eu consegui ficar tanto tempo longo desse espaço? Aff... vontade de me bater, rsrsrs. Como sempre, perfect! Thanks for this!

    ResponderEliminar
  19. Talvez eu tenha pouco a escrever aqui, quem sabe apenas algumas palavras pra lhe dizer o quanto teu escrito me revirou o sentir. Lindo, Paulo... Sempre é muito bom ler você!

    ResponderEliminar
  20. a dor pode tirar força ao sonho..mas o tempo trata de devolvê-la, aos poucos.

    ResponderEliminar
  21. heheh ^^.^^

    visita o meu blog de fotografia se quiseres, beijiinho

    ResponderEliminar
  22. Paulo,
    não te precipitas-te, disses-te o que pensas e isso ainda hoje está cá na minha cabeça, porque fiquei com um pressentimento que quem lê de verdade, conhece algumas coisas do ser que escreve...(:
    Sim darei ao longo da vida, obrigada! E tenho a certeza que tu, também!
    Espero que a minha também seja agradável para ti agradável para ti, mesmo que pouca. (:


    "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. " ; "Pois a vida não nasce connosco, é adquirida ao passar do tempo." ; "Porque não existe dor alguma que possa sobrepor-se à força que o sonho exerce na vida. ", as frases que sinceramente, dizem tudo o que o texto diz, resumidamente!
    Mais um dos textos que contemplei a ler, mas este contemplei ainda mais, porque para além de se acentuar perfeitamente no que penso, fala sobre o sonho, a vida, sobre os actos maus que nos aparecem a frente mas que são simples lições!
    Mais uma vez, parabéns por este lindo texto!

    Ah e só mais uma coisinha, não andas com falta de inspiração, apenas por vezes precisamos de repensar sobre o que vamos escrever a seguir e isso impede-nos de saber, ou querer escrever....as vezes precisamos de escrever em nossa alma antes de escrever no papel.

    Beijinho na testa*,
    Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
  23. Um dia mando mesmo, nunca se sabe :x

    ResponderEliminar
  24. "Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar. E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos." Essa parte foi realmente linda e o texto está lindo também.

    ResponderEliminar
  25. We were here because God was lonely :p
    But every day is an opportunity to bring love and joy to others! Yea- not giving up but not because we are a pointless existence, but because we were put here to live with each other and experience God's majesty in our lives daily!

    I hope you can check out my blog( esp my latest post)- we should definitely follow each other! Let me know what you think!

    God bless
    christine
    beyoutifulhope.blogpsot.com

    ResponderEliminar
  26. sem inspiração? Está lindo :)

    ResponderEliminar
  27. eu sei, feliz ou infelizmente *

    ResponderEliminar
  28. Eita... não foi por vontade que fiquei longe e sim por necessidades de força maior... :( Sempre senti falta, mas como entrar? Mas estou de volta e obrigado pelas palavras!!!

    ResponderEliminar
  29. Reflexivo e sereno.A vida é tão frágil que às vezes me sinto num precipício...queria eternizar os instantes e mesclá-los numa fotografia.Viver é um exercício de dor mas é no mesmo jardim que eu planto minhas flores...

    Fernanda

    ResponderEliminar
  30. Gostei do pouco que vi no teu blog! Segui! Segue o meu também :)http://holdmeonemoretime.blogspot.com/p/eu.html

    ResponderEliminar
  31. Gostei do texto...Espectacular....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. Pensador,

    haveria muito para escrever ou dizer sobre o que escreveste, mas ... Por vezes não é tão fácil, não é. Óbvio que tudo depende de como, quando, e quem.
    Mas a vida é como costumo dizer tanta tanta coisa, e hoje só me limito a uma coisa VIVER.
    Mas mais uma vez te digo, nem sempre é fácil, por vezes o céu anda mais cinza do que amarelo...Separar águas, nem sempre é fácil...mas pior será chegar ao fim e não tentar certo ??

    Beijo n´oteudoceolhar.

    ResponderEliminar
  33. Às vezes nós carregamos mais peso que possuímos, tudo em volta parece desmoronar..., e mesmo assim, seguimos à diante, por que a vida vai muito além de tudo isso. O desejo de torná-la plena desfrutando com toda intensidade possível, cada conquista, cada volta por cima, cada abrir de olhos quando em silêncio um novo dia vem despertar-nos, sobrepõe-se a esses momentos de fraqueza, de derrota...
    Se o mundo nos dá motivos para desistir da vida, (mesmo que, com tanta frequência) os que a vida dá, são sempre maiores e verdadeiros. E, extremamente recompensadores. Lutar pela vida é muito gratificante, e mesmo que tenhamos esporadicamente, que enfrentar sua dura realidade, devemos sonhá-la e vivê-la como um sonho. O que de fato ela é... sendo assim, tão passageira.

    Abraço apertado, Paulo.

    ResponderEliminar
  34. Pois não, Paulo, a vida não nasce connosco. Somos nós que a construímos, day by day, inch by inch, onde o sonho, sim, é a força motriz que desencadeia milagres. Mas como também despertar por vezes o sonho no desalento de tantos? E é neste continuum que o mundo "pula e avança".

    O teu abraço, Paulo. Grande

    ResponderEliminar
  35. Lindo post Paulo,a vida é incrível,é bela,é onde podemos realizar nossos sonhos,construir nossa família,conhecer pessoas,amar,sorrir,chorar.
    é onde podemos ser felizes,nem sempre tudo o que acontece na vida é fácil,mas devemos aprender a lidar com tudo isso e extrair o melhor sempre.
    Abraço e uma semana de luz e amor!=)

    ResponderEliminar
  36. Gostei do seu blog, adoro essas mensagens! Estou te seguindo, se puder conheça meu espaço tbm!! *-*
    Bjus e abraços!

    PS: Vc pode me dizer qual o nome dessa musica que toca no seu blog? eu amo som de piano... hehe

    ResponderEliminar
  37. Que perfeito Paulo!
    Na verdade a vida é o nosso bem mais precioso, é algo que todos queremos ter, a chance que todos anseiam ter. Adorei cada palavrinha desse texto.
    "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde Paulo,

    Não tenho vontade nem de me bater nem que me batam.
    É assim... são opções, ilusões e confusões.
    O HOMEM nasce, naturalmente, BOM, mas depois é a sociedade, que o deturpa.
    O nosso ADN é puro e bem definido, te garanto.
    Rio sem poluição, mas os afuentes, estragam o próprio rio, as suas margens e as paisaigens, por onde passam.
    Precisamos de novos leitos.

    Abraço, quero, iluminado.

    ResponderEliminar
  39. Não existe mesmo, nenhuma dor tão imensa que nos impeça de continuar. Nossa força é muito maior.

    ResponderEliminar
  40. Além de toda a consistência em torno da veracidade no pequeno texto, "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos". E como é bom cá estarmos e termos a oportunidade de aproveitar cada momento :)

    Gosto muito ! Beijinho*

    ResponderEliminar
  41. tenho imensas saudades do verão! :(

    ResponderEliminar
  42. Ainda bem que concordas, Meu Amigo!
    **
    Beijinho,
    Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
  43. Obrigado pela atenção, Paulo! No aguardo do próximo post. Abraço!

    ResponderEliminar
  44. IRMÃO ! <3
    Que saudades tuas *_*
    Este é o meu novo blog : http://jessicafilipa-infinitelove.blogspot.com/
    Beijinhos* Está lindo o texto *.*

    ResponderEliminar
  45. faz imensa falta!

    -adoro o teu blog, é msm bonito!

    ResponderEliminar
  46. gostei dessa tua frase de que somos baterias que precisam de cargas, para mim essa carga é uma somatória de felicidade, saúde, amizades, amor entre tantas outras

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *