Sonho de Viver

12:17

Um dia, quando tudo parecer cair e até o sol demorar a nascer, vamos perguntar-nos o porquê de estarmos aqui. Se calculamos mal o salto a dar ou os simples passos nas escadas, perguntaremos ao céu se sempre foi daquela cor e se os pássaros sempre o navegaram. Perguntaremos a nós próprios se existe alguma função aqui, agora, no hoje. Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. Desistir da vida é algo que não tem lugar sequer no pensamento. Quem tem vida não a quer deitar fora, simplesmente não pode fazê-lo. Não deve. E quem não a tem, deseja uma, procura-a e não se cansa de a tentar encontrar por mais buracos que pise no caminho. As paredes também caem mas o desejo, a necessidade, deverá sobrepor-se a todas as desavenças que causem tristeza. Pois a vida não nasce connosco, é adquirida ao passar do tempo. Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar. E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos. Que será um acto de recarregar a força que nos parece faltar. Porque não existe dor alguma que possa sobrepor-se à força que o sonho exerce na vida. 



Ando com imensa falta de inspiração e por isso... 
Thanks, Carina pela ajuda na parte final do meu texto :)

You Might Also Like

55 comentários

  1. "Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar." - Não sei se a frase é da tua autoria ou da tua amiga, mas é tão forte que chega a ser digna de ser relembrada.

    Não sei se bateria é o termo correcto mas, de certo, não é incorrecto. Contudo é o suficiente para resumir tudo. Devemos ter sempre em mente que o que comanda a vida está lá e não pode ser derrubado, precisamos de recargas. Não sei se as recargas são mais sonhos para alimentarem a dura, porém bela, jornada que todos enfrentamos, a Vida. Não sei se é a felicidade que faz com que nós, baterias, fiquemos recarregados, não sei se é o amor, talvez seja tudo isto, conjugado que comande a Vida, porém, sei que nada se deve sobrepor à força que em conjunto, os sonhos,a felicidade e o amor, têm e exercem sobre a pacata Vida que, de certo modo, todos temos..

    Gostei muito do texto :)

    ResponderEliminar
  2. "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."
    Pra mim esse é o principal sentido da vida, adorei o texto !

    Bjs
    http://www.maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."
    Pra mim esse é o principal sentido da vida, adorei o texto !

    Bjs
    http://www.maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. a inspiração acontece, seja com uma musa, ou uma ajuda. hehehe

    pena que minahs 'musas', são minhas dores.

    ResponderEliminar
  5. Falta de inspiração? Foi o texto que mais gostei! Identifiquei-me bastante, muito bom Paulinho ;) *

    ResponderEliminar
  6. gostei bastante! boa escrita

    ResponderEliminar
  7. Meu deus , as tuas palavras são sempre tão inspiradoras , tão carinhosas , tão atenciosas .. Obrigada pela força (:
    "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. " - nossa , adorei essa frase .. Eu acho que a vida é mesmo isso , um sonho , um sonho que vamos construindo aos poucos , algo que aspiramos e vamos aprendendo a preservar , algo que vamos descobrindo a cada dia que passa , algo que concretizamos com os mais pequenos mas gratificantes gestos .. E mesmo que por vezes nos apeteça desaparecer , ou mesmo apagar o dia em que nascemos , devemos pensar que ele não existiu só porque sim , mas porque há algo que deve acontecer , porque todos temos um papel neste grande (por vezes insignificante mas ainda assim enorme) mundo ..
    Beijo (:

    ResponderEliminar
  8. a resposta pra todas essas perguntas será aquela que chegar até seus ouvidos..
    é assim muitas vezes eu me deixo levar..
    e às vezes, dentro de um buraco eu encontro vida...rsrs

    bjs.sol


    (também ando sem inspiração ultimamente..e aproveitei hoje,
    que ela deu o ar da graça..passa lá..)bjoo

    ResponderEliminar
  9. mais uma vez adoro o teu texto....

    - eu tmb achei a foto muito bonita e verdadeira!

    ResponderEliminar
  10. Está coberto de razão, não podemos nunca deixar de acreditar na vida, precisamos sempre buscar novas possibilidades.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Hum, então se é da tua autoria, digo-te, é uma boa frase! :)
    E sim, está claro!
    Nunca se sabe, quanto à mensagem na garrafa, o mundo é muito pequeno.. :) ahahaha. beijinho**

    (:

    ResponderEliminar
  12. Só te quero dizer, que apesar de todos os contratempos, incompreensões, não aceitações, diferenças, minorias, A VIDA É UMA COISA MARAVILHOSA.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Penso que quando encontrarmos respostas para as nossas perguntas ou já estamos morrendo ou tudo está se tornando muito óbvio.
    Lindo o seu texto, profundo como sempre.

    Abração!

    Luiz.

    ResponderEliminar
  14. Tens toda a razão, arrepia-me o simpls facto de ver comentarios com tão pouco nexo s:, tão insabidos, com sabor a "eu nao li" ... porque me o fazem, e eu nunca fiz nem nunca farei isso *
    E eu sei, que tu les, se nao agora, depois *
    Obrigada, ainda bem que se nota <3

    Mas as vezes faz bem, ir e voltar, ir e voltar, ir e voltar ... conhecer! conhecer! isso fascina-me.
    "És Natureza." - não sabes o quanto isto me fez pensar, nao sabes mesmo ... meu deus <3
    Sim, isso é verdade, gosto que nao me cortem as raizes, e gosto de respirar o ar que me compete, mas conhecer outros lugares, e quem sabe por vezes mudar-me para outros lugares, fascina-me, não posso mentir, a viajem, é algo que amo. entendes-me?
    Sim, toda a razão é preciso um rumo, por mais curto que sejá, é necessario.
    Esclarecida, obrigada por todas estas palavras, que tanto me reconfortaram e tanto me fizeram pensar esta semana, querido. <3

    Beijinhos,
    Pensando com Arte.
    (cá voltarei para ler o teu texto)

    ResponderEliminar
  15. adoro os teus textos, a forma como escreves, como te expressas, usas palavras tão simples mas dizes coisas profundas, adoro, a sério.
    continua assim! :)

    ResponderEliminar
  16. olá, seu blog e super criativo, muito bacana, mas vim te fazer uma proposta, da uma passada no meu blog e se gostar pode segui-lo e comenta-lo que logo farei o mesmo beijos...

    ResponderEliminar
  17. Como eu consegui ficar tanto tempo longo desse espaço? Aff... vontade de me bater, rsrsrs. Como sempre, perfect! Thanks for this!

    ResponderEliminar
  18. Talvez eu tenha pouco a escrever aqui, quem sabe apenas algumas palavras pra lhe dizer o quanto teu escrito me revirou o sentir. Lindo, Paulo... Sempre é muito bom ler você!

    ResponderEliminar
  19. a dor pode tirar força ao sonho..mas o tempo trata de devolvê-la, aos poucos.

    ResponderEliminar
  20. heheh ^^.^^

    visita o meu blog de fotografia se quiseres, beijiinho

    ResponderEliminar
  21. Paulo,
    não te precipitas-te, disses-te o que pensas e isso ainda hoje está cá na minha cabeça, porque fiquei com um pressentimento que quem lê de verdade, conhece algumas coisas do ser que escreve...(:
    Sim darei ao longo da vida, obrigada! E tenho a certeza que tu, também!
    Espero que a minha também seja agradável para ti agradável para ti, mesmo que pouca. (:


    "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos. " ; "Pois a vida não nasce connosco, é adquirida ao passar do tempo." ; "Porque não existe dor alguma que possa sobrepor-se à força que o sonho exerce na vida. ", as frases que sinceramente, dizem tudo o que o texto diz, resumidamente!
    Mais um dos textos que contemplei a ler, mas este contemplei ainda mais, porque para além de se acentuar perfeitamente no que penso, fala sobre o sonho, a vida, sobre os actos maus que nos aparecem a frente mas que são simples lições!
    Mais uma vez, parabéns por este lindo texto!

    Ah e só mais uma coisinha, não andas com falta de inspiração, apenas por vezes precisamos de repensar sobre o que vamos escrever a seguir e isso impede-nos de saber, ou querer escrever....as vezes precisamos de escrever em nossa alma antes de escrever no papel.

    Beijinho na testa*,
    Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
  22. Um dia mando mesmo, nunca se sabe :x

    ResponderEliminar
  23. "Somos baterias que precisam de recarga ou deixaremos de funcionar. E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos." Essa parte foi realmente linda e o texto está lindo também.

    ResponderEliminar
  24. We were here because God was lonely :p
    But every day is an opportunity to bring love and joy to others! Yea- not giving up but not because we are a pointless existence, but because we were put here to live with each other and experience God's majesty in our lives daily!

    I hope you can check out my blog( esp my latest post)- we should definitely follow each other! Let me know what you think!

    God bless
    christine
    beyoutifulhope.blogpsot.com

    ResponderEliminar
  25. sem inspiração? Está lindo :)

    ResponderEliminar
  26. eu sei, feliz ou infelizmente *

    ResponderEliminar
  27. Eita... não foi por vontade que fiquei longe e sim por necessidades de força maior... :( Sempre senti falta, mas como entrar? Mas estou de volta e obrigado pelas palavras!!!

    ResponderEliminar
  28. Reflexivo e sereno.A vida é tão frágil que às vezes me sinto num precipício...queria eternizar os instantes e mesclá-los numa fotografia.Viver é um exercício de dor mas é no mesmo jardim que eu planto minhas flores...

    Fernanda

    ResponderEliminar
  29. Gostei do pouco que vi no teu blog! Segui! Segue o meu também :)http://holdmeonemoretime.blogspot.com/p/eu.html

    ResponderEliminar
  30. Gostei do texto...Espectacular....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. Pensador,

    haveria muito para escrever ou dizer sobre o que escreveste, mas ... Por vezes não é tão fácil, não é. Óbvio que tudo depende de como, quando, e quem.
    Mas a vida é como costumo dizer tanta tanta coisa, e hoje só me limito a uma coisa VIVER.
    Mas mais uma vez te digo, nem sempre é fácil, por vezes o céu anda mais cinza do que amarelo...Separar águas, nem sempre é fácil...mas pior será chegar ao fim e não tentar certo ??

    Beijo n´oteudoceolhar.

    ResponderEliminar
  32. Às vezes nós carregamos mais peso que possuímos, tudo em volta parece desmoronar..., e mesmo assim, seguimos à diante, por que a vida vai muito além de tudo isso. O desejo de torná-la plena desfrutando com toda intensidade possível, cada conquista, cada volta por cima, cada abrir de olhos quando em silêncio um novo dia vem despertar-nos, sobrepõe-se a esses momentos de fraqueza, de derrota...
    Se o mundo nos dá motivos para desistir da vida, (mesmo que, com tanta frequência) os que a vida dá, são sempre maiores e verdadeiros. E, extremamente recompensadores. Lutar pela vida é muito gratificante, e mesmo que tenhamos esporadicamente, que enfrentar sua dura realidade, devemos sonhá-la e vivê-la como um sonho. O que de fato ela é... sendo assim, tão passageira.

    Abraço apertado, Paulo.

    ResponderEliminar
  33. Pois não, Paulo, a vida não nasce connosco. Somos nós que a construímos, day by day, inch by inch, onde o sonho, sim, é a força motriz que desencadeia milagres. Mas como também despertar por vezes o sonho no desalento de tantos? E é neste continuum que o mundo "pula e avança".

    O teu abraço, Paulo. Grande

    ResponderEliminar
  34. Lindo post Paulo,a vida é incrível,é bela,é onde podemos realizar nossos sonhos,construir nossa família,conhecer pessoas,amar,sorrir,chorar.
    é onde podemos ser felizes,nem sempre tudo o que acontece na vida é fácil,mas devemos aprender a lidar com tudo isso e extrair o melhor sempre.
    Abraço e uma semana de luz e amor!=)

    ResponderEliminar
  35. Gostei do seu blog, adoro essas mensagens! Estou te seguindo, se puder conheça meu espaço tbm!! *-*
    Bjus e abraços!

    PS: Vc pode me dizer qual o nome dessa musica que toca no seu blog? eu amo som de piano... hehe

    ResponderEliminar
  36. Que perfeito Paulo!
    Na verdade a vida é o nosso bem mais precioso, é algo que todos queremos ter, a chance que todos anseiam ter. Adorei cada palavrinha desse texto.
    "E por isso quando as forças persistirem em terminar só devemos lembrar-nos dos verdadeiros motivos que nos fizeram chegar onde aqui nos apresentamos."

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde Paulo,

    Não tenho vontade nem de me bater nem que me batam.
    É assim... são opções, ilusões e confusões.
    O HOMEM nasce, naturalmente, BOM, mas depois é a sociedade, que o deturpa.
    O nosso ADN é puro e bem definido, te garanto.
    Rio sem poluição, mas os afuentes, estragam o próprio rio, as suas margens e as paisaigens, por onde passam.
    Precisamos de novos leitos.

    Abraço, quero, iluminado.

    ResponderEliminar
  38. Não existe mesmo, nenhuma dor tão imensa que nos impeça de continuar. Nossa força é muito maior.

    ResponderEliminar
  39. Além de toda a consistência em torno da veracidade no pequeno texto, "Não existe razão para a nossa existência, mas existem motivos para que aqui estejamos". E como é bom cá estarmos e termos a oportunidade de aproveitar cada momento :)

    Gosto muito ! Beijinho*

    ResponderEliminar
  40. tenho imensas saudades do verão! :(

    ResponderEliminar
  41. Ainda bem que concordas, Meu Amigo!
    **
    Beijinho,
    Pensando com Arte.

    ResponderEliminar
  42. Obrigado pela atenção, Paulo! No aguardo do próximo post. Abraço!

    ResponderEliminar
  43. IRMÃO ! <3
    Que saudades tuas *_*
    Este é o meu novo blog : http://jessicafilipa-infinitelove.blogspot.com/
    Beijinhos* Está lindo o texto *.*

    ResponderEliminar
  44. faz imensa falta!

    -adoro o teu blog, é msm bonito!

    ResponderEliminar
  45. gostei dessa tua frase de que somos baterias que precisam de cargas, para mim essa carga é uma somatória de felicidade, saúde, amizades, amor entre tantas outras

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *