Rios em Tempo

08:43

A vida é, deveras, imprevisível. As surpresas são afluentes de um rio de sonhos e descem-se por ai fora. Estendem-se ao largo mar de pensamentos. E, por vezes, saltamos um parágrafo que, outrora, pensámos ter em posse com tanta atenção... Mas o tempo foi pontual na sua chegada e rapidamente colocou das suas mãos um ponto final. Não é breve nem chegou como um até já. Chegou arrebatador e marcante, demoliu todas as minhas defesas e arrastou-me pelas águas densas da exaustão e solidão. A saudade mudou-se, temporariamente, para perto de mim aos poucos e, sem dar conta, já estava a viver comigo permanentemente. Hoje os meus rios não conseguem desaguar no Oceano, são demasiado profundos e extensos, já outros estão escondidos por detrás dos seus afluentes e densos obstáculos. Fui bastante distraído e ao tentar manter o tempo parado esqueci-me de aproveita-lo. Amanhã será, foi um dos pensamentos comuns que se tornou em rezas por um regresso ao Ontem que não foi. E continuo perdido pelas surpresas, devastado pela sua água gélida mas doce, na esperança de chegar ao rio do meu sonho sem me perder a mim próprio ou perder de mim o tempo que fui guardando...


(Para quem ainda não sabe ou não colocou, peço que visitem a minha página do blogue no facebook. Link aqui)

You Might Also Like

62 comentários

  1. concordo com tudo o que escreveste. como tu disseste 'A vida é, deveras, imprevisível'

    ResponderEliminar
  2. pois são, mas às vezes dói tanto..

    "Amanhã será, foi um dos pensamentos comuns que se tornou em rezas por um regresso ao Ontem que não foi." é tão isto... perfeito meu amor

    ResponderEliminar
  3. obrigada Paulo :) E eu ja pus gosto na tua pag do fb do blog. alias ja havia posto faz tempo :)

    ResponderEliminar
  4. lá isso é verdade.

    ora essa! :)

    ResponderEliminar
  5. Imprevisível, com surpresas que tiram lágrimas dos teus olhos e sorrisos outras vezes.
    Obrigada pela visita, adoro seu blog

    Beijos, e feliz natal atrasado!
    @Hellswetri

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito (:
    Obrigada por escreveres assim *.*

    ResponderEliminar
  7. "Amanhã será, foi um dos pensamentos comuns que se tornou em rezas por um regresso ao Ontem que não foi." Que lindo meu menino ** Há sempre algo que fica por fazer ou dizer. Vive o hoje e deixa que o amanhã te surpreenda -

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Paulo,

    Não sei fazer "flashes" (será, que está bem escrito?) de coisa nenhuma, ou é por inteiro, na íntegra, de braços inteiros e cheios, ou fico calada, quieta, esperando o amanhã, que será melhor, mais tranquilizante, mais...nosso.
    Ah! Isto a propósito de comentários curtos, só com sintagma adverbial, mais conhecido por predicado, pois, mas eu só sei escrever com sujeitos, predicados e complementos, que por vezes complementam, até demasiado, mas eu sou assim, total e cristalina como os rios das tuas vontades, que são muitas, suponho.

    TENS RAZÃO, A VIDA É MESMO IMPREVISÍVEL, mas será que assim não tem mais interesse, apego e transpor obstáculos, que nos parecem barreiras é alucinante, mas apaixonante.

    Mas a paixão é uma forma saudável de alucinação e vice-versa, disseram-me. Tenho de pensar e analisar.

    É TÃO BOM O TEMPO CHEGAR ARREBATADOR E MARCANTE, dá-nos mais vida, andamos na "lua" e nem nos apercebemos, nem damos por nada.

    Temos, sempre muitas defesas naturais e artificiais, embora as não conheçamos todas.
    Ficamos espantados com o nosso sistema imunitário, que é, simultaneamente, sensorial e muito forte.
    Há coisas, que nem nos passavam pela cabeça, quanto mais pelo coração.

    A saudade mudou-se? Agora vive contigo, permanentemente. Olha, que talvez não seja mau de todo, assim estás sempre com ela e não a matas, é que isto de matar saudades é anti-natural.
    Nós temos de ter sempre saudades, mesmo, por exemplo, com quem acabámos de falar, mesmo agora.

    VIVER SEM SAUDADES NÃO FAZ SENTIDO. QUEREMOS TER SAUDADES, PORQUE O NOSSO CORAÇÃO TEM DE FAZER ALGUMA TAREFA, BATER MAIS FORTE, por exemplo.

    Os teus rios são profundos e extensos, bem, não sei, concretamente, a que tipos de rios, a que figura de estilo te referes, mas, se for metáfora, que sejam grandes em afectos e sonhos, que hás-de concretizar, se Deus quiser.

    Claro, depois, tens os outros, os escondidos, que um dia te saltarão da alma, das mãos e não conseguirás apanhá-los. Concretização, realização dos rios em tempos, mas tens de dar tempo ao tempo.

    Amanhã será (em itálico), óbvio, que sim. Ontem não foi (em itálico), ontem já é passado e portanto já faz parte da História, e da tua história tu sabes todas as causas e consequências.

    Continuas PERDIDO pelas surpresas, e DEVASTADO por uma água gélida, mas que que é doce. Perdido pode ter diversas conotacões, pode ser que seja aquela em que estou a pensar.

    CHEGARÁS AO RIO DOS TEUS SONHOS, MESMO DAQUELES COM QUE NUNCA SONHASTE.
    NÃO TE PERDERÁS, PORQUE HAVERÁ PERTO DE TI UMA MÃO, UM SORRISO E UM OLHAR PARA AFAGAR, TE ENCONTRARES E TE PERDERES NELE.

    Eu não sei se isto é um comentário, uma dissertação, um texto ou uma seca de leitura.

    Abraço de luz.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto dessa sua maneira de se afundar nas águas de um oceano que muitas vezes se torna pequeno diante da profundidade e extensão da combinação dos seus afluentes que elaboram um contraste esplêndido da vida. Falei difícil né. rs.

    Perfeito querido amigo!

    ResponderEliminar
  10. Muito bom o texto. Emocionante, cativante e espetacular. A combinação com a o fundo musical está perfeita. Um abraço...

    ResponderEliminar
  11. "Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo." (Edith Lovejoy Pierce)

    Que 2012 seja de muitas realizações, paz, saúde e alegria pra você e toda sua família.
    Um abraço !
    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  12. Sabes, Paulo?

    Eu não vou "muito à bola" com secantes, prefiro tangentes.
    Não rasgam, não atravessasm, não magoam, estão à tangente, toque ligeiro, subtil, mas toque sentido, firmado e unido.
    Confuso, confusões, pois, por vezes, é necessário aparecerem novas coisas, diferentes de tudo o que até agora vimos, de tudo o que sentimos até ao presente, para sabermos, que a vida tem ELEMENTOS E SURPRESAS MARAVILHOSAS.

    E é preciso saber fazer escolhas, mesmo que, aos olhos dos outros, da sociedade, pareçam a maior asneira, a mais vil e anti-natural brutalidade.

    Mas as vontades e os afectos são nossos e essa DOS AFECTOS, tem que se lhe diga, que se lhe conte.
    Os Psicólogos têm razão, ao afirmarem, que "Os afectos são como as glândulas do nosso corpo, regulam-no ou desregulam-no".

    Mas hoje está sol, que ilumina e nos aquece a alma, que como está dentro de nós, está quente, agasalhada, nossa, como a água gélida, mas doce, de que falaste.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. adoro!
    « Amanhã será, foi um dos pensamentos comuns que se tornou em rezas por um regresso ao Ontem que não foi. » - a melhor frase deste texto , na minha opinião

    ResponderEliminar
  14. Eu fico sempre sem palavras quando caiu no teu blog. É impressionante este teu dom da escrita.
    O texto está estupendo como sempre.
    "A vida é, deveras, imprevisível.", é isso mesmo, por vezes parece que temos tudo controlado, é como se estivesse tudo nas nossas mãos, mas depois a vida encarrega-se de nos provar que afinal nós não controlamos tanto quanto isso e parece que de uma maneira atroz ela nos diz que quem manda é ela.

    Parabéns, mais uma vez pela tua maneira de escrever. É um prazer ler e reler todos os teus textos.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. Sem dúvida que a vida é imprevisível. Está maravilhoso o texto, adoro :)

    ResponderEliminar
  16. sinto que ele nunca se vai arrepender e isso esta-me a custar aceitar, a vida é dura e nem sempre é como nós queremos. a felicidade morreu na minha vida.

    ResponderEliminar
  17. PAULO,

    Quero começar esta conversa e não sei como. Não me costumam faltar as palavras, mas há, sempre, uma primeira vez para tudo, na vida.
    Hoje, é a vez do meu silêncio, porque receio não conseguir, não ser prudente, navegar nos rios de esperança, que eu tanto quero, pois a corrente é forte e a foz é longe, mas alcança-se, basta querer.
    Vivemos de dilemas e em dilemas.
    Passeios pelas margens e um pouco à margem, talvez nos façam bem.
    Quero, que "sossegues" e que destruas os "fantasmas" do castelo, onde irás habitar e ficar.

    OS AFECTOS ESPERARÃO POR TI. SORRI!

    Abraço de muita luz.

    ResponderEliminar
  18. tens toda a razão nos que dizes e nem podia estar mais de acordo, mas sinto-me tão fraca, sinto-me capaz de ser feliz.. estou sempre fechada no meu quarto e pensar o porque disto, porque? é tarde demais :c

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigado (:
    Para ti também :D
    Sigoo *

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente, quando deixamos passar alguns momentos, não conseguimos guardá-los para outra oportunidade, assim como nos é impossível armazenar o tempo. Mas a esperança, mantemos. Esta não falta e há muita em nossos corações.

    Meu querido amigo
    Que 2012 dê continuidade à sua capacidade de lidar com as palavras, à sensibilidade que sempre demonstra, proporcionando-lhe inúmeros momentos de alegria, união e amor.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  21. é tão complicado, porque o individuo em causa era a minha força em tudo, pelo menos, quando eu precisava o individuo estava lá, sempre. e agora, quando mais preciso, já não esta e sofro por causa do que me fez. eu errei, errar é humano, mas o individuo errou mais ao ligar-me e dar-me a noticia. preferia andar na minha ignorância e nunca ter sabido de nada, pois assim não sofria tanto como agora. Mas não vou continuar fechada no meu quarto a chorar por quem não merece. vou começar a reagir, vou começar a ser feliz, ou melhor, tentar ser feliz.

    ResponderEliminar
  22. O amanhã é uma eterna incógnita.
    Do "se" jamais saberemos a resposta.
    As possiblidades não são mais possíveis quando se realizam.

    O que tú escreves é alimento da alma.

    Laryssa

    www.outrabeleza.com

    ResponderEliminar
  23. concordo com tudo o que escreveste neste post. Como tu disseste e é verdade "a vida é, deveras, imprevisível".
    a vida é mesmo assim e por vezes ficamos parvos com os obstáculos que nos aparecem a frente :z

    ResponderEliminar
  24. se não sentirmos orgulhos de nos próprios quem é que vai orgulhar-se?
    a vida é mesmo assim, temos momentos que por vezes só nos apetece fugir para um lugar onde não existe ninguém a volta.
    Mas temos que pensar que a afinal a vida é para ser vivida e nao sabemos quando é que deixamos de estar cá (;
    por isso , temos que aproveitar e erguer a cabeça e sorrir e mostrar que nada nós vai deitar abaixo, aqueles que desistem são os fracos, e nós que lutamos contra tudo não somos fracos mas sim somos FORTES para enfrentar tudo *

    ResponderEliminar
  25. óh, é assim que vou fazer. não suporto mais isto, não aguento mais isto e vou tentar ser forte, acredita :c

    ResponderEliminar
  26. óh, tens assim tanta a certeza ? :c

    ResponderEliminar
  27. é assim mesmo. Não podemos deixar que a tristeza e a angustia nos vencem, somos humanos e não pessoas que desistem logo.
    somos pessoas que lutamos até ao fim .
    nada de desistir, sim? (;
    sempre a sorrir e vais ver que mais tarde iras olhar para a tua vida com outros olhos e pensamentos (;

    ResponderEliminar
  28. mas eu não tinha assim tanta certeza. sinto-me incapaz de acreditar em qq coisa :c

    ResponderEliminar
  29. eu não quero ver ninguém a desistir muito menos uma pessoa como tu que escreve super bem e mostra o que se passa ao redor *

    ResponderEliminar
  30. Só espero encontrar o mapa rapidamente xD
    Obrigada, beijinhos*

    ResponderEliminar
  31. A vida é sempre um caixa de surpresas. Sem mais o que dizer...

    Abs!

    ResponderEliminar
  32. " Mas o tempo foi pontual na sua chegada e rapidamente colocou das suas mãos um ponto final. " , adorei!

    ResponderEliminar
  33. eu apenas digo a verdade (;
    sim não me conheces , ficas a saber que eu digo simplesmente a verdade (;

    ResponderEliminar
  34. falaste muito bem! as pessoas desiludem-nos muito facilmente. obrigada pelas palavras :)

    ResponderEliminar
  35. tens razão, existem poucas pessoas sinceras neste mundo.
    hoje em dia só existe pessoas falsas -.-

    ResponderEliminar
  36. obrigada paulo, desejo-te um bom ano novo tambem ^^

    ResponderEliminar
  37. Há quanto tempo já não vinha aqui também ..
    Continuas a escrever lindamente Paulo.
    E obrigada pelas tuas palavras, um beijinho

    ResponderEliminar
  38. Não deixes de lutar pelo o que queres *

    ResponderEliminar
  39. e pensas tu muito bem, e sabes que mais? vou fazer exatamente o que o meu coração quer, vou seguir enfrenta e levantar-me e ser capaz de ultrapassar tudo :)

    ResponderEliminar
  40. obrigada paulo, vejo que compreendeste bem o que eu queria transmitir com aquele textinho ^^

    ResponderEliminar
  41. Ainda bem e obrigada (:
    Espero que tenhas um bom ano 2012 :$

    ResponderEliminar
  42. não amor , aquele texto do "dia" é para o C , não para o A.
    tá bom , eu quando tiver paciência mudo o design e aumento a letra só por tii <3 e sim , já está , vou ver se escrevo outra vez , um dia destes.

    ResponderEliminar
  43. apenas digo a verdade. *

    ResponderEliminar
  44. Obrigado pelo coment ;)
    Sim, o importante nao é só estar la presente, mas sim apoiar quando nao se está. É nesses momentos que se ve como uma relaçao está!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  45. as vezes nem eu sei o que é receber em troca um sorriso verdadeiro e um abraço bem forte e bem verdadeiro !

    ResponderEliminar
  46. eu sei disso, mas eu vou saber controlar o meu coração, tenho que conseguir :o

    ResponderEliminar
  47. Paulo,

    Já é de noite. Tenho como pano de fundo alguns acordes, melódicos, insubstituíveis, da música, onde me deito e repouso.
    Agradeço as tuas palavras, mais sossegadas, mais presas a ti e mais inteiras, tuas, nossas.
    Os fantasmas partiram. Que sensação de alívio!
    Eles, medos, ilusões, desejos, talvez, quisessem beijos e fizeste bem em ceder, em dar.
    Dorme feliz, nos teus rios imensos, porque amanhã teremos mais dia para vivermos, distantes, nós sabemos.

    O TEMPO FALARÁ POR SI,esperamos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  48. a gente vai lendo e se depara com as imagens perfeitas, e a musica q move a leitura,perfeito.

    ResponderEliminar
  49. a gente ta sempre querendo se perder, na verdade estamos tentando achar algo só tem dentro da gente, que a gente nem sabe que tem.
    feliz 2012.

    ResponderEliminar
  50. é sempre, mas eu vou tentar controla-lo. não me quero magoar outra vez :c

    ResponderEliminar
  51. não é para este controlo, mas vai ser o tempo o suficiente para eu voltar acreditar noutro amor :)

    ResponderEliminar
  52. mas nesse altura, não me vou importar e ninguém me vai mandar calar, neste caso, mandar parar de escreve. já não ligo aos que as outras pessoas pensam, porque algumas só querer mesmo o nosso mal, mas a vida é mesmo assim e não podemos muda-la por mais que queiramos.
    e se precisares de algo, já sabes :)

    ResponderEliminar
  53. mas não pára mesmo. vou seguir enfrentar, apesar de todo o sofrimento :c
    e obrigada mais uma vez, tens sido um querido :)

    ResponderEliminar
  54. Fantastic! Mensagem Nice, sind meine Blog número 1!
    diablo 3 gold

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *