Criança em Coração

09:49

Aquela criança que habita no meu interior não se arrepende dos tempos que já passaram porque abraçou toda a juventude e cada sorriso sincero que pôde residir-lhe na face. Pintou os seus oceanos do mais límpido azul e transformou as árvores que permaneciam despidas em árvores de folhas bastante verdes. Uma criança que sempre se admirou com os cheiros vindos da cozinha enquanto a avó preparava o bolo de cenoura, iogurte ou até de noz. Aquela criança que ainda existe prisioneira no cantinho do meu coração é a mesma que, com garra, me consegue defender das acções que não existem no olhar. É esta a criança que, de punho erguido, protege e repara todo o coração e consegue transportar-me um sorriso após cada investida do amor. Os adultos sempre ensinam as crianças a fazer tudo e mais alguma coisa. Mas nunca as ensinam a defenderem-se do amor porque nem eles o conseguem fazer, mas estão lá para criar as bases: ensinam a andar e no dia em que as crianças caem, tentam permanecer de lado enquanto elas se levantam mesmo que com uma lágrima no canto do olho. E eles vão lá estar e abraçar as faces rosadas daqueles que um dia viverão dentro do coração de adulto que irá conseguir ensinar tudo, menos como se defender do amor embora já tenha passado por ele com um sorriso de orelha a orelha. E eu orgulho-me da criança que fui, que vive dentro de mim e permanecerá para me ajudar a sorrir mesmo quando tudo apontar para chorar. 



You Might Also Like

39 comentários

  1. Tão lindo! (':

    Existe sempre uma parte de nós que ainda permanece "criança" uma parte linda que nos pinta o rosto de mil e uma cores quando alguma adversidade ou maldade está pronta a julgar-nos no chão .
    Infelizmente os adultos não sabem ensinar as crianças no que diz respeito ao amor , talvez como dizes pelo facto de nem eles se saberem defender do misto de sentimentos que traz consigo o amor.

    ResponderEliminar
  2. É lindo este texto e todos os outros que já li, pois só ontem descobri este blogue.
    Verdade, que aquilo que nos permite ás vezes rir é lembramos da criança que já fomos e que vai permanecendo em nós,quantas vezes nos faz sorrir quando a vontade de chorar é bem mais forte.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo texto Paulo, remete-me para tantas histórias da minha infância, para cheiros, sentimentos, sonhos que um dia acabaram por se perder porque vemos que o mundo não pode nos dar o quanto acabamos por pedir na inocência do nosso pedir. Gostei mesmo muito. Abraço e espero que esteja tudo bem contigo :)

    ResponderEliminar
  4. Pois infelizmente não nada mais a fazer do que apenas sobreviver com isso :/
    Tu tens tanto jeitinho para escrever, adorei!*

    ResponderEliminar
  5. o amor é vida. E muito obrigada por tudo que disseste (;

    ResponderEliminar
  6. Como é que poes o blog a traduzir para outros idiomas?

    ResponderEliminar
  7. Texto espectacular.
    Lembra-me da minha infância..
    Ainda é recente,mas parece tão distante..
    É um sentimento nostálgico,mas ao mesmo tempo bom.
    Gostei muito do texto =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. forget, então não concordo! se ganhasses mais pelos livros que eles vendessem concordava, porque acho que eras capaz de vender os 200 livros ;) mas assim não :|

    ResponderEliminar
  9. Juventude transviada, juventude maravilhosa!

    ResponderEliminar
  10. Nós carregamos em nós a coragem e a covardia da criança que fomos ( e somos)

    ResponderEliminar
  11. So amazing. I love the last line the most.

    ResponderEliminar
  12. Oi, Paulo

    Que texto lindo! Como é bom nos depararmos com essa criança que habita , ainda que escondidinha, em cada um de nós! Quantas lembranças guardamos, quantas alegrias, quantos sonhos...Mas a vida às vezes fere e deixa aquela lágrima no canto do olho... inocência ferida...
    :(
    Beijos, querido

    ResponderEliminar
  13. Acho que por vezes são as crianças que ajudam os adultos a entenderem o sentimento de coragem e do próprio amor..:)

    Beijo, espero que esteja tudo bem *

    ResponderEliminar
  14. Tenho lágrimas nos olhos, Paulo. Me emociono com a grandeza dos teus escritos, eles me tocam profundamente e acho que é por isso que tantas vezes lembro de canções enquanto te leio. Dessa vez não foi diferente :

    "Há um menino
    Há um moleque
    Morando sempre no meu coração
    Toda vez que o adulto balança
    Ele vem pra me dar a mão

    ...

    E me fala de coisas bonitas
    Que eu acredito
    Que não deixarão de existir
    Amizade, palavra, respeito
    Caráter, bondade, alegria e amor..."


    O endereço da letra completa e do vídeo, caso queira conhecê-la :

    http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/

    Beijos, querido.

    ResponderEliminar
  15. A infancia é uma das melhores fases da vida de um ser humano, lá tudo parece tão simples e encantador, mas os anos passam e aos poucos vamo-nos entrestecendo com o mundo real.
    Mas se a criança que fomos, permanecer sempre dentro de nós tudo se tornará mais facil :)

    ResponderEliminar
  16. A infancia é uma das melhores fases do ser humano, senão a melhor. Lá tudo parece tão mais facil e felecidade é algo que alcaçamos a todo o instante.
    O pior é quando a criança começa a crescer e se torna um adulto cheio de duvidas e sufocos.
    Mas é tudo mais facil, se a criança que outrora fomos continuar dentro de nós!

    ResponderEliminar
  17. Orgulho ainda da criança que nunca deixaremos de ser, a criança que nunca irá embora por completo!
    Gostei muito.

    ResponderEliminar
  18. aah agora nao consigo fechar aqui só pra ficar ouvindo o instrumental de paradise haha

    ResponderEliminar
  19. sim, mas por vezes esse bater de pé, é que é mais complicado s:

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada, as tuas palavras são sempre tão importantes para mim, e tu sabes disso, porque me segues desde sempre, muito obrigada Paulo!

    Em relacao a este teu texto, é verdade, nos temos de nos orgulhar e ter saudades da crianca que fomos e muitas vezes é essa crianca que nos da força para continuar x;

    "E eu orgulho-me da criança que fui, que vive dentro de mim e permanecerá para me ajudar a sorrir mesmo quando tudo apontar para chorar. " adoro. E ... estas bem Paulo? x:

    beijinhos,
    pensando com arte.

    ResponderEliminar
  21. Gostavas de ser de novo criança? :))

    ResponderEliminar
  22. Obrigada ^^
    Adoro, é tão bom sermos crianças e termos esse espírito dentro de nós, seja em que idade for! A mim, pelo menos, faz-me sentir livre :D Beijo*

    ResponderEliminar
  23. isto já é uma grande vitória, nunca pensei chegar a ter tantos seguidores ahah mas claro que são sempre bem vindos mais :)

    ResponderEliminar
  24. é a criança que existe em nós que preserva a ingenuidade que ainda temos e que acredita nas coisas mais impossíveis, pois sabe sonhar. É essa criança que nos levanta depois de cada queda, porque afinal a vida é mesmo assim..

    ResponderEliminar
  25. el niño que llevamos dentro nos ayuda a no olvidar que las cosas simples son las que en realidad valen, el niño que llevamos dentro nos enseña a no olvidar que los sueños se pueden lograr, bello y reflexivo texto, saludos Paulo. :)

    ResponderEliminar
  26. por vezes , é simplesmente impossível pensar de outra maneira s:

    ResponderEliminar
  27. A criança que existe dentro de nós, apesar de todos os anos que passam!
    Beijito :)

    ResponderEliminar
  28. Que texto lindo e puro! Sinto como se meu dia fosse banhado novamente pelo sol, dicipando as brumas que o cobriam... obrigado!

    ResponderEliminar
  29. Em cada um de nós existe sempre uma criança.. E ainda bem que assim é pois só assim muitas vezes podemos sorrir perante umas simples bolas de sabão :)
    Muito giro o post

    ResponderEliminar
  30. Eu adorava, fugir destas pessoas que nos rodeiam...

    ResponderEliminar
  31. às vezes é mesmo a única forma de amenizar este dor de amar! falar com a lua, abrir-lhe o meu coração... E obrigada pelas sábias palavras doce! *

    ResponderEliminar
  32. Se algum dia perdermos a criança que está em nós, é sinal que perdemos a vida dentro de nós... Espero nunca a perder!!! Beijo*

    ResponderEliminar
  33. de nada Paulo. apenas disse a verdade :)

    ResponderEliminar
  34. Todos crescemos e amadurecemos com as contingências da vida: mas fica sempre dentro de nós a criança que fomos, a criança que ainda somos (e ainda bem)...eu sou um exemplo disso: há uma criança doce e rebelde, terna e brincalhona dentro de im...e também recuo no tempo...em busca dos cheiros, dos sentires de então...em busca de pedaços da minha infência...

    Música espetacular a acompanhar um textto maravilhoso e tocante!

    OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  35. Lindo texto Paulo (:
    (. ..) Toquei o carrinho e fui buscar mais papeis. A Vera ia sorrindo. E eu pensei no Casemiro de Abreu, que disse: "Ria criança. A vida é bela". Só se a vida era boa naquele tempo. Porque agora a epoca está apropriada para dizer: "Chora criança. A vida é amarga".

    Tava na prova do vestibular.

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *