Idade.

12:30

Aquela Sexta-feira vai-me ficar na memória. Tinham acabado, finalmente, as aulas e eu estava a passar a passadeira para o meu bairro.

Sexta-feira, finalmente fim de semana. Nem assim ficava mais animado.

Tinha tido um dia bastante complicado na espelunca a que chamo de escola. Mas o verdadeiro terror estava para acontecer, não em casa, mas em mim.

Subi os degraus húmidos da vizinhança a uns 500 metros antes de chegar a casa, virando aqui, virando ali. Tudo deserto. Ao caminhar debaixo das nuvens, claramente, brancas deparei-me com um vulto mais adiante, na penúltima rua antes de chegar a casa. A minha miopia parecia ter-me atraiçoado ainda mais, não conseguia ver quem era.

Quando nos aproximamos um do outro já conseguia ver melhor, não era ninguém. Nunca são ninguém para quem não vê. Dava-lhe cerca de 70 anos. Cabelos grisalhos numa cara escura com olhos claros.

Passei rente. Nem bom dia, nem boa tarde. Ao descer uns degraus olhei para trás, comparando aquele velho homem comigo eu não era nada. Ele não era nada.

Provavelmente ele tinha um vasto histórico por onde pegar num dia que quisesse ter assunto para falar com alguém, e eu? Só me sabia lamentar. Eu lamentava a minha existência.
Aquele senhor estava triste, provavelmente mais triste do que eu, por vezes não podemos comparar problemas mas podemos tentar esquece-los e reparar no dos outros.

Aquele pobre homem, que tudo viveu, sentia-se perdido, fez-me a mim próprio perder-me também. Ao transmitirmos a incerteza para alguém encontramos a certeza de algo: certeza de que não estamos sozinhos e que ainda temos muito para fazer.

Ah, não basta ser-se velho para ter sabedoria, mas esta é fruto inteiro e apenas da idade. De uma idade que quanto mais idade tem mais nos esquecemos dela.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Concordo com cada palavra meu anjo ..

    E sabes qe estarei SEMPRE aqi :')

    Passe o tempo qe passar, vais-me ter SEMPRE a teu lado :')

    As palavras de ontem são eternas, acredita meu anjo (L)

    EU AMO-TE TANTOOOO! @

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *