Alentejo.

13:52



Por vezes precisamos de tempo para nós mesmos. Precisamos dar uns passos atrás e voltar às origens para nos encontrarmos com a pessoa que outrora fomos. Precisamos conversar connosco e - de frente ao espelho - assegura-nos que o nosso reflexo é aquilo que, há uns anos, gostaríamos de ver.
Estou a respirar do meu Alentejo e o sol que me toca na pele, aqui, é diferente. É-me querido. O cheiro que há no ar é de mar e sal. Nas ruas está instalada a tranquilidade que me falta em mim. No silêncio encontro respostas que perdi em sonhos. Foi aqui que outrora fui feliz.
Aqui sinto-me mais perto de mim, aqui nutro os medos que pensei ter superado. Aqui guardo nos bolsos as palavras e expressões utilizadas apenas pela pessoa que sou em outros lugares. Mantenho-me escondido dos desejos e pecados que, o outro eu, está habituado a cometer. Aqui seria indecente, seria inapropriado. O Alentejo é grande mas as cabeças são pequenas. Há amor? Há. Mas é diferente. Não é mau nem menos bom e nem melhor que nos outros lugares mas é um amor peculiar. Aqui o tempo passa de maneira diferente e os dias parecem não ter fim, há tempo para tudo, há demasiado tempo.
Há uma certa nostalgia no ar e, por vezes o silêncio torna-se ensurdecedor para uma cabeça tão pensadora como a minha, mas aqui estou em casa. E tudo permanece igual. Até eu, que pensei ter mudado, estou igual. Não cresci, não evoluí. Cheguei aqui e sou aquele menino escondido atrás da palmeira, que corria atrás das galinhas e chorava para dormir na casa dos avós. 
Aqui recupero a minha essência e sinto-me seguro para voltar de onde vim e onde estou a construir a minha vida. E eu volto depois que o Alentejo é bom de mais para se aproveitar de uma só vez.

You Might Also Like

15 comentários

  1. r: Já conheces mais que eu!!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto que sou um espírito livre e é fácil sentir-me em casa mesmo estando longe e apesar de ficar sempre triste quando regresso a casa depois de estar fora, regressar a casa é sempre bom. É um conforto que não temos em lado nenhum neste mundo.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  3. Que saudades de ir ao Alentejo! Mas senti-me tão perto agora *.*

    r: Digo o mesmo de ti, meu querido <3

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom estar connosco próprios :)

    ResponderEliminar
  5. r: Apesar de todas as partes más de viver sozinho (entenda-se limpar a louça, passar a ferro e por aí fora), é muito bom ter uma casinha só para nós!

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  6. Gostei do blogue amigo Paulo e tenho o prazer de trabalhar em Sines, terra que eu aprendi a gostar.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  7. Olá, Paulo, muito grata pela sua visita. Lerei sempre seu blog. Só não estou conseguindo seguir o quadro dos seguidores, dá o erro 469. Assim que encontrar a solução farei parte do quadro. Muitos estão com esse problema.
    Um abraço daqui do sul do Brasil. Adoro Portugal!

    ResponderEliminar
  8. r: É exatamente isso!

    Um grande beijinho ♥

    ResponderEliminar
  9. O Alentejo é diferente.
    Basta passar lá para sentir essa diferença.
    O teu texto é magnífico, gostei.
    Caro Paulo, tem uma boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, amigo! conheço o Alentejo de uma ponta a outra, conheço Sines, toda a Costa Vicentina, interior e as mais pequenas aldeias, adoro o Alentejo, praticamente vou semanalmente ao Alentejo para desfrutar da sua beleza e dos convívios com amigos alentejanos que fui conhecendo por todo o lado, O Alentejo e os (as) Alentejanos (nas) são pessoas de uma ternura única, são amigos,não sou Alentejano nem vivo no Alentejo, mas posso afirmar aqui e em qualquer lugar, que os Alentejanos não tem cabeças são pequenas, pelo contrario, são de mente aberta.
    Resto de boa semana,
    AG

    ResponderEliminar
  11. Paulo: Acredito que seja uma necessidade, para mim é como se fosse um exame de consciência, lembrar de como agimos no passado e se mudamos nosso comportamento, nossa maneira de sentir, ver e reagir às situações.
    Amei seu texto, e sua visita a meu blog, volte sempre será um prazer.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  12. Olá Paulo
    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Espaço Do Paulo.
    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo �� ?
    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
    Até Já,

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar
  13. Olá Paulo,

    Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.

    Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.

    O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o " espaço do Paulo ".

    A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?

    P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.

    Até Já.

    Equipa Swonkie

    ResponderEliminar
  14. Deu vontade de conhecer o Alentejo!

    ResponderEliminar
  15. Sempre bom voltar um pouco as origens e lembrar de onde viemos. Beijo!

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *