Coragem?

16:01

"Admiro a tua coragem. (...) Pessoalmente eu não teria metade da força que tu tiveste."

Tenho saudades de ouvir o mar beijar a areia, tenho saudades do som das palmeiras a medir forças com o vento, tenho saudades dos cafés ao final da tarde. Sinto falta de conduzir tendo como única companhia a música da rádio e de cruzar as pernas sentado num banco a admirar as estrelas pela noite dentro.

Tenho também saudades da companhia e das conversas com os meus avós, sinto falta até das pequenas discussões. Tenho muitas saudades dos meus dois irmãos que ainda não perceberam o quanto a vida os vai magoar se continuarem preguiçosos com os estudos. Morro de saudades dos meus amigos, das estúpidas gargalhadas, dos breves jantares que se transformava em longas horas de conversas. 

Mas não tenho saudades do país que me expulsou. Não sinto falta do trabalho que tinha porque eu sabia que ou o agarrava para sempre ou ficava no desemprego. Não sinto saudades da nossa televisão portuguesa que se tem degradado de ano para ano só dando importância a pseudo celebridades que pensam que são VIP só por terem aparecido na Casa dos Segredos. O teatro morreu: o riso permanece contra aqueles que tentam ainda enfrentar plateias com o seu talento. No litoral, pescadores batalham todos os dias contra a morte para conseguir meter um pão na mesa. As ambições padecem na hora em que o sonho saltita na mente e se desfaz em poeira diante dos olhos. 

Se Portugal oferecesse oportunidades ao invés de oferecer sol e areia eu estava hoje a viver com tudo aquilo que até um dia tive.

Enfim! Abraço-me, agora, a um país onde a pressa e a multiculturalidade são rotina. Milhões. Milhões de pessoas, milhões de passos, milhões de lugares, milhões de oportunidades. Nunca estive eu numa corda bamba (contra o tempo) e me senti tão seguro quanto me sinto aqui. Sinto que posso evoluir, crescer. 
Não odeio o meu País nem estou armado em Portuguesinho importante que quando vai de férias a Portugal tem a mania de falar inglês e criticar tudo. Mas estou feliz por ter deixado esse pequenino lugar no meu passado.

Obrigado por me terem mandado emigrar!

"E eu admiro a coragem de quem fica porque é preciso muita para continuar a gatinhar quando já se aprendeu a caminhar."



You Might Also Like

10 comentários

  1. Excelente texto e que tudo continue a correr bem por aí :)

    ResponderEliminar
  2. És incrível! E por muito que só falemos através de breves comentários, desejo-te sempre o melhor pela pessoa que acredito que és <3
    Tenho pena que Portugal tenha cada vez menos lugar para os seus

    ResponderEliminar
  3. O que interessa é saber que estás bem (estou a ser muito honesto). Acho que, nos dias de hoje, emigrar para procurar emprego é uma realidade e não vale a pena fazer de conta que não.
    Eu, bem como muitos dos licenciados do início dos 90, tive sorte de terminar o curso numa época em que a procura (pelo menos para alguns cursos) ser superior à oferta. A partir daí, agarrei as oportunidades e trabalhei muito e... tive alguma sorte.
    E a fotografia, países baixos?

    ResponderEliminar
  4. Tão bom voltar a ler-te!
    Desejo-te mesmo o melhor possível e que, um dia, regresses sem ida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que te corra tudo super bem. Acredita que Portugal estará sempre de braços abertos para te receber :)

    Aproveita muito e boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Só tenho pena que Portugal te tenha expulsado tão abruptamente! E só te quero dizer que mal posso esperar que voltes, estou mortinha por saber a tua opinião sobre o meu livro! (:

    ResponderEliminar
  7. Sempre! Nunca terás que agradecer <3

    ResponderEliminar
  8. Como me revi neste texto faz quase 5 meses que embarquei numa viagem que sempre foi o meu sonho, viagem essa que sabia que ao ir e que ia mudar muita coisa mas enquanto muitos teem apenas a vontade nós tivemos a coragem , aqui conseguimos fazer o que gostamos e estar longe e perto de tudo, nunca deixes de ser quem és mas aqui em englaterra que penso que é para onde como nos adolescentes ( quase adultos ) querendo abrir horizontes e querendo e lutando todos os dias para uma vida melhor mudamo-nos , não esquecendo o que deixamos para trás mas sem dúvida estamos melhores longe (...) cada vez que oiço falar de Portugal o lugar que me viu nascer ( Madeira mais precisamente ) só fico triste por não evoluir por os portugueses terem tão mente pequena e ligar a coisas tão pequeninas !
    Coragem e força Paulo 💪🏻👍🏻👌🏻 aqui os sonhos podem se tornar reais não são apenas miragem ao longe que vemos mas não conseguimos chegar lá !
    Força miúdo :) gostei do teu texto , tenho saudades do meu blog dos meus textos quem sabe um dia volto :)

    ResponderEliminar
  9. Por algum motivo as duas últimas publicações escaparam-me por completo mas agora tudo faz sentido! Graças ao Instagram, inicialmente pensei que estivesses de férias mas estranhei serem tão longas haha. Fico feliz por saber que, apesar de tudo, estás bem. Gostava de ter essa força de vontade, a sério que sim.

    ResponderEliminar
  10. HM zangado com o país? É compreensível. Mandam embora portugueses à procura de trabalho e acolhem refugiados e pagam milhares a uma parola para dar uns gritos de manha na TV e a uns que se inscrevem nos reality shows. Enfim. Beijinho

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *