O Rapaz das Orelhas Grandes

15:28

Creio que dia 3 de Maio de 2015, numa fase de Castings para o famoso programa "Ídolos" do Canal SIC, um jovem de 17 anos foi severamente ridicularizado pela produção deste mesmo programa. 
Pois bem, eu vim dar a minha opinião de tudo aquilo que li, ouvi e vi sobre este caso que, de certa forma, me deixou transtornado. 
Primeiramente eu não vi o Casting, vi o vídeo depois e o que aconteceu é que o rapaz tem umas orelhas um pouco desproporcionais para o tamanho da cara, a produção do programa decidiu que era engraçado aumentar-lhe ainda mais as orelhas e foi esse vídeo que passou na televisão: um jovem a cantar com as orelhas a crescerem até ficarem do tamanho da própria cabeça.
Sobre a atitude da produção, muito pouco tenho a dizer. Os responsáveis deveriam ter direito ao despedimento e deveriam pagar uma indemnização por danos morais ao rapaz que foi incapaz de sair de casa com vergonha durante dias seguidos. Como pode um canal que é visto diáriamente por centenas de milhares de pessoas descer tão baixo e humilhar um miúdo só para obter algumas gargalhadas indecentes?
Nos programas das manhãs da SIC ou até da tarde já falaram inúmeras vezes de casos de bullying nas escolas, então expliquem-me como pode este canal/programa tentar ser ouvido quando na prática não aposta em decisões maduras mas sim numa barbaridade capaz de destruir a vida de alguém.
Agora a história não acaba aqui. Para além da avó, pessoa com quem o rapaz vive, dizer que é capaz de abdicar de pagar a renda da casa para pagar a um advogado para processar a SIC, pelos vistos também existe uma Clínica chamada Génese do Tempo que se predispõe a oferecer uma cirurgia às orelhas do rapaz e o tal está a ponderar.
A minha pergunta é: qual é o sentido que existe em processar um canal por bullying, danos morais, whatever e depois aproveitar a proposta dessa tal clínica e fazer a cirurgia?
(Na minha opinião, que de nada vale, a SIC está por detrás dessa tal proposta... mas isso é outra história não é verdade?)
Se realmente ele se sente mal com as orelhas que tem ele sofrerá sempre bullying porque não se aceita como é. E aí pode sentir-se livre e aceitar a proposta para fazer a cirurgia e até agradecer a barbaridade que a lhe SIC fez pois tornou-lhe esse sonho possível. 
Agora se ele realmente acha que "quem tem contra, temos pena, tem bom remédio não olhe" (frase do próprio Alexandre) ele devería sim continuar essa luta para processar a produção do programa e tenho a certeza que muita gente estará a apoia-lo.

Enfim. Só vim mostrar a minha indignação e a minha opinião.
O povo Português é brincalhão, gozão até e adoramos todos dar umas boas gargalhadas mas até que ponto vamos deixar alguém sofrer para que possamos rir?

fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/alexandre_recetivo_a_operacao.html 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Li no facebook de alguém que já concorreu ao programa que eles assinam um papel onde está presente algo como «podem usar a abusar da minha imagem, e nada poderei fazer contra». Não sei se estará exatamente com estas palavras, mas a verdade é que quando se concorre sabe-se que se está sujeito a uma certa exposição. Agora, tem que haver bom senso por parte da produção. Uma coisa é brincar e outra completamente diferente é passar os limites, até porque não sabemos até que ponto ao focarmos determinado pormenor não vamos contra os princípios de alguém. Se a pessoa aceita os seus defeitos, digamos assim, talvez não magoe que se brinquem com eles, mas se for um tópico sensível podem surgir danos graves.
    Não fazia ideia de que uma clínica lhe queria oferecer a cirurgia e que ele estava a pensar em aceitar. Não podem existir dois pesos e duas medidas. Não podem querer processar a SIC por isto e depois aproveitar-se da situação ter uma cirurgia de graça. É preciso manter uma posição até ao fim e não alterá-la consoante der mais jeito.

    r: Muito obrigada, meu querido, por estares sempre disposto a apoiar-me <3

    ResponderEliminar
  2. Semelhantemente, senti - me náuseada com a situação. Independentemente da autorização que os concorrentes assinam sobre a sua imagem é de todo imperdoável a ridicularização que o jovem foi submetido.

    A SIC deveria ser penalizada ! E acautelar-se com situações semelhantes que nos reportam para instantes desconfortantes.

    E não querendo ferir susceptibilidades entendo que o adolescente deve aceitar a operação que lhe é oferecida independentemente desta oferta ter submergido após o incidente. Não vejo relação de conflito entre o processar a SIC e o aceitamento da referida operação.

    Aliás caso o adolescente o deseje é de certo um um conforto para o seu corpo e mente.

    Ana

    ResponderEliminar
  3. r: Muito, muito obrigada *.*
    Sim, isso também me assusta. Sentir que pode ficar algo por fazer por termos tido medo de arriscar e depois não haver mais tempo.

    Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *