Razão porque não gosto eu do Natal.

11:47

Bem, nestes dias devo receber aproximadamente umas 6 mensagens (cada dia) a desejar um Feliz Natal aos quais não respondo a nenhuma, lamento. Mas se serve de consolo: não respondo a ninguém. Seja homem ou mulher, seja colega ou familiar, não interessa.

Muitas das pessoas ganham coragem e pergunta-me o porquê de eu não gostar do Natal. Ao que respondo "com quase 7 pedras na mão": Porque não. Mas hoje é diferente. Vou desabafar com os meus leitores.

Bem, creio que tudo começou à uns 7/8 anos atrás quando fui com os meus avós passar a noite de 24 para 25 na casa dos meus tios que na altura era em Santo André. E bem, eu era bem pequeno na altura (ainda sou). E lembro-me de ir com o meu tio e priminha à casa de uma senhora (à noite) e do "suposto melhor amigo" aparecer e começar a andar à porrada com o meu tio ali. Lembro-me de largar a mão da criança e de correr até à casa da mulher para chamar ajuda. Valente susto hein? Mas o meu tio apenas ficou com arranhões e pronto. Foi uma noite chata. Muito até.

E pronto, as Noites de Natal nunca mais correram bem... Confesso. O meu pai nunca se lembrava de mim. Passava o dia fora, vinha para casa, comia e dormia. Desejar bom Natal? Sim, se se lembrasse disso. Já prendas (coisa que uma criança adora e agora não dou valor mas gostava de ter recebido) também nunca me oferecera, nem no Natal nem nos meus aniversários. Não me posso queixar muito porque me oferecia coisas mas tinha de ser persuadido pela minha mãe o que dava valor a esta e não a ele. Whatever.

Sempre vivi numa casa em que o respeito do meu pai para com a minha mãe era nulo. Ele traia-a à força toda, e aqui entre nós: chegou a levar uma mulher brasileira a ir viver lá para casa connosco. Eis que uns tempos depois ele saiu de casa e levou-a (claro), e esse foi outro Natal de porcaria que foi quando o meu pai agrediu o meu avô. Por 6 meses não soube nada dele. Tá-se. O que é certo é que no final de 6 meses ele voltou para casa e eu sempre disse à minha mãe para o não aceitar mas pronto.

À 4 ou 5 anos (nem me lembro) chegou o dia 14 de Dezembro. Sei que entrei de férias nesse dia. E enfiei-me na Internet. Os meus pais já não tinham uma relação saudável e por isso discutiam. Ainda me lembro: Discutiam porque a minha mãe tinha-lhe pedido que a fosse buscar ao trabalho e quando ele foi ela não estava porque tinha ido comprar algo ao café com os meus irmãos e por isso chegou a casa depois dele. Eu meti-me, sempre me meti, e sempre acabei mal. Ele recorreu à violência. Sempre foi assim e nunca precisou de beber. Bem, acabei por vir viver com os meus avós desde aí. Só me apetecia morrer e dizia-o em voz alta. Lamentável. Foram anos de assistência social e policia envolvida mas acabou e agora pertenço aos meus avós.

Durante os anos seguintes o Natal estava amaldiçoado. Ou se ficava doente ou alguém ficava maluco. Ou então não havia condições para grandes festas!

Agora este ano. Hm. Ano de doidos e creio que não tenha acabado por aqui.
O meu pai e o meu avô não se falam à 5/6 anos porque o meu pai também o agrediu. E hoje ele estava a lamentar-se. Chorava e pediu-me para voltar para casa se lhe acontece-se algo. Neguei e disse que jamais iria voltar e jamais iria acontecer-lhe algo. E eis que ele me diz: «Já vi que és como a tua mãe, não tens sentimentos.»

What? Um Homem que não sabe quando os filhos fazem anos diz-me que não tenho sentimentos? Um Homem que agride o filho mais mais velho e a mulher é capaz de ter sentimentos? Um Homem que se intitula de garanhão e é aldrabado por mulheres via Internet diz-se com sentimentos? Não me parece. Se calhar ele é que nunca dedicou o seu tempo para me conhecer. E ainda bem, se calhar se ele me ajudasse nunca teria evoluído tanto.

E ainda para completar o meu primo (que tem um filho) foi posto fora de casa.

Resumindo: eu odeio o Natal porque à anos que é um período de desastre. É o fado. E estou desesperado para que mude.

You Might Also Like

39 comentários

  1. Mas tu cresces-te forte e saudável, força paulo.

    ResponderEliminar
  2. Ahahah, sim xP
    Mas nem era por isso, é mesmo porque é uma alcunha minnha :b

    ResponderEliminar
  3. Faz acontecer! Faz mudar essa história daqui para a frente!! ;)

    ResponderEliminar
  4. qnd eu for rico, dou-te uma xD

    ResponderEliminar
  5. Sabes Paulo, amei o texto mas sinceramente nem devia ama-lo porque isto, isto não se faz a ninguém. Sabes, sei como te sentes porque eu passei e passo um bocado daquilo que tu passas. E eu sei que é difícil olhar para toda a gente e pensar, porque eu é que tive que ter esta vida? Porque não melhora? Porque é que é no natal que só se lembram de ser felizes? Sinceramente as vezes fico cansada de tudo e entro em desespero de não ter uma vida boa como tantas as outras, quem me dera fugir ao natal, só não fujo porque sei que isso só iria por a minha mãe pior (e para isso já basta o que se passou, e as discussões que tenho com ela) e porque tenho uma afilhada e não quero que ela viva o que eu própria vivo e vivi, porque sim ela infelizmente mal nasceu e ficou sem pai, por ser um estúpido tal como o meu e o teu.
    Mas sabes melhores dias viram, mas também sei que nada será esquecido, infelizmente.
    Força!

    ResponderEliminar
  6. Vai mudar vais ver força

    ResponderEliminar
  7. Já não tá a chover(a):b

    ResponderEliminar
  8. Pode-se dizer que tu foste forte por teres enfrentado estes problemas que naturalmente foram constantes. Espero que a tua sorte mude e que tudo melhore o mais depressa possível*

    ResponderEliminar
  9. identifico-me um pouco com a tua história :)
    força :)

    ResponderEliminar
  10. Tiveste uma série de situações que nem vou comentar..porque são a tua vida pessoal e meu deus, só sei que tens aí muita força contigo. Não penses no Natal associado a isso...e não faz mal que não gostes também. Afinal é só uma tradição...ninguém te vai chatear por isso. Agora estás bem. Tens força aí dentro e um caminho ainda a percorrer (e as tuas maos para se darem às maos de outro alguém)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente, não sei o que dizer.
    Podia dizer para tu teres força e coisas desse género mas sei que não muda em nada.
    Se te serve de consolo: "O meu pai sempre me foi muito, tinha-lhe um grande respeito mesmo, mas os anos passaram e o meu pai transformou-se numa pessoa irreconhecível. Começou a ligar mais aos amigos do que a mim e à minha mãe. Chegava sempre a casa e discutia. Discutia por tudo e por nada, acho que eu se respira-se ao lado dele o incomodava. Começou a ter comportamentos de um simples homem e não de um pai. Fui-me afastando dele, ganhei-lhe medo. O meu pai acabou por sair de casa, passou 6 meses fora de casa , mas voltou. A minha mãe perdoou-lhe tudo. Não sei como, mas prontos. O meu pai mudou mas já não é a mesma coisa. É tudo diferente mas ao contrário de ti o meu melhor nada foi sem o meu pai, a minha família estava mais junta."
    Espero que este ano o teu Natal seja diferente :)

    ResponderEliminar
  12. Os meus natais até correm mais ou menos. À excepção de um Natal, à 2 ou 3 anos atrás.
    Foi a primeira vez que vi o meu pai a bater na minha mãe. Nem foi bem na noite de Natal, foi uma semana antes. Chorei que ma fartei e sempre que TENTEI meter-me, ouvia um berro dos dois. Não me meti a sério porque tinha medo de levar também "no focinho". Liguei ao meu irmão mais velho mas, antes que ele atendesse, o meu pai tirou-me o telefone das mãos. Eu estava mesmo desesperada, nunca tinha vivido tal coisa. Quando o meu irmão chegou a casa, depois de eu lhe contar o que se passou, o meu irmão não fez nada. Só passou um sermão ao meu pai porque a situação já tinha acabado: a minha mãe já tinha levado, já tinha chorado e o meu pai já estava sentado no sofá a ver tv como se nada tivesse passado. Fiquei desiludida com o meu irmão.

    Foi o pior dia da minha vida e nunca tinha contado a ninguém, até porque a minha mãe ameaçou para não contar. Em fim, já passou.

    ResponderEliminar
  13. Tu cresces, mudas o rumo da tua vida. E um dia ainda terás um natal perfeito , muita força!

    ResponderEliminar
  14. Que história triste amor, não fazia ideia :X
    Eu tambem não gosto nada do Natal, mas as minhas razões não são tão fortes como as tuas.
    Digamos que quando eu era mais nova, ia passar a noite de Natal a casa de uma tia onde se juntava mais família. Era perfeito, o jantar com aquela mesa repleta de gente, os doces... Quando chegava a meia noite, o meu primo vestia-se de Pai Natal e subia para cima do telhado para deitar as prendas pela chaminé... Conhecem um Natal mais bonito que este? Eu não, e AMAVA do fundo do coração.
    Uns anos mais tarde, houve uma zanga entre a família pelo que eu nunca mais lá fui passar o Natal, passou a ser passado em casa, doloroso, triste... O que é que acontece? Oraa... Eu durante a tarde divirto-me a fazer doces com a minha mãe, à noite jantamos, comemos os doces e tal e, entretanto o meu pai e o meu irmão vão jogar computador e eu e a minha mãe ficamos a ver televisão. Chega a meia noite, abrimos as prendas e vamos dormir. E basicamente é isto... É por causa disto que o Natal não me diz rigorosamente nada.

    Beijinho meu anjo <3

    ResponderEliminar
  15. Também odeio o Natal mas por razões completamente diferentes... E ainda mais este ano que não trabalho nem nada, mas enfim... Pensa como eu: um dia terás o teu Natal durante anos seguidos, todos os dias, vais ver ;) *

    ResponderEliminar
  16. Tambem gosto e tirei-a hoje a tarde ;)
    Bem que texto :o :s

    ResponderEliminar
  17. Ai Paulo o:
    a forma como eu senti cada coisa que tu escreveste !
    força meu querida

    ResponderEliminar
  18. também não gosto do Natal, e acho que não tenho nenhuma razão forte. Acho que é só porque as pessoas se tornam ainda mais fúteis do que são, e isso irrita-me profundamente. Odeio a consoada, odeio o dia de Natal. Se pudesse, deixava que esses dias, fossem como todos os outros. Mas enfim.
    Sobre o teu texto, pouco tenho a dizer. Não imagino o quão doloroso tem sido, mas peço-te para que quando te lembrares desses 'momentos', te lembres também, de que tens pessoas que gostam muito de ti, e que não gostam de te ver triste.
    Um beijinho grande Paulo.*

    ResponderEliminar
  19. Obrigada meu querido :)
    Beijinho e Bom Natal :)

    ResponderEliminar
  20. Mas tu passaste muito mais do que eu. Eu só passei por essa situação 2 vezes e tu... só tu sabes.
    Obrigada pela força mas comigo já está tudo bem. Desejo muita força é a ti! Um dia, quem sabe, terás um Natal feliz e estas desgraças acabarão todas.

    ResponderEliminar
  21. Nao agradeças querido!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. aqui tbm ja teve a chover
    mas so apanhei um bocadinho de chuva por causa do meu gato xD

    ( de nd :) há que ser uns para os outros
    desejo que tenhas um bom natal
    beijinho)

    ResponderEliminar
  23. sempre correu bem, porque ia agora correr mal ?

    que história, muita força (:

    ResponderEliminar
  24. Torcerei para que seu Natal melhore. Espero que esse ano seja melhor que os anteriores.

    ResponderEliminar
  25. Life is fucked up --'... Um dia algo irá mudar o teu Natal, assim como ele foi amaldiçoado, de alguma forma poderás eliminar a maldição.

    ResponderEliminar
  26. Pensa postivo, cara! E um ótimo Natal!
    Beijo!

    ResponderEliminar
  27. Quando o passado não é bom, quando não nos trazem coisas benéfica, temos que deletar o passado d nossas vidas, portanto de não tem boas memórias do natal passado, esqueça tudo isso e comece hj msmo a fazer um natal diferent...
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  28. Deixa estar... o Natal passa depressa

    Portanto... passemos o que não gostas e... Feliz Ano Novo

    Bjos

    ResponderEliminar
  29. Paulo tiveste coragem para mudar, vais ver que a vida te vai sorrir. Quanto ao teu Pai lamento mas ele não merece nada teu, pessoas como ele não sabem amar e lamento que a tua mãe tenha passado por isso, toda a gente merece ser amada e ela com certeza mais do que ninguém. Mas a verdade é que a escolha foi dela, tu não escolheste nada, por isso tens que lutar pela tua felicidade! beijo

    ResponderEliminar
  30. também não gosto do Natal, não por razões tão óbvias, mas também não gosto. Lamento que tenhas razões tão fortes. Mas cá para nós, o natal é só uma data não é?
    A partir de agora o meu natal vai ser dia 25 de Agosto! e tenho dito. acompanhas-me? ahahah (:

    ResponderEliminar
  31. eu compreendo as tuas razões para não gostares do natal, mas nao vivas com rancor do que se passou na tua vida. acredita que á pessoas que te querem bem, nem todos te desejam mal. a vida sorrir-te- á , és forte.
    gosto do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Tinha a certeza que eras uma pessoa cheia de forças, agora tenho a certeza que o ainda és mais. Escrever isto tudo aqui deve ter custado, mas vive-las deve ter sido um pesadelo.
    Não te importes com o Natal, é apenas uma data que ninguém já sabe o verdadeiro significado..

    Beijos

    ResponderEliminar
  33. adorei, senti o que escreves-te, mas não podes ter esse sentimento pelo Natal, o passado não interessa pensa que vais ter um dia a tua própria família e que vai ser uma data muito especial.
    O teu pai pode ter-te magoado muito, mas lembra-te que pai pode haver muitos, desde que tenhas a tua mãe, tens? Podes encontrar o carinho paterno noutro homen, que te fara esquecer tudo o mau que ele te fez..
    (desculpa meter-me, mas quando se fala de pai o assunto também me toca).
    Pensa que tudo pode correr bem nos próximos natais, pois más vibrações tazem maus momentos, enquanto boas, podem trazer-te o verdadeiro espírito natalício de volta*

    ResponderEliminar
  34. Oi
    Mande todo mundo se fuder.
    Eu também não gosto do natal. Prefiro ficar só que presenciar tapinhas nas costas hipócritas e sorrisos falsos que não chegam nem aos olhos.
    E nao tenho medo de dizer quem sou: leonorsalgado@terra.com.br

    ResponderEliminar

« A única pessoa que nunca comete erros é aquela que nunca faz nada. »

Obrigado pela visita *